Teatro

Alunos e professores de escolas municipais do Paraná e Santa Catarina terão apresentações teatrais gratuitas, oficinas e distribuição de livros

Projeto Bibi Cricri - Bichos e Crianças chega a Mariluz, no Noroeste do Paraná, nesta terça-feira (13) levando ao ambiente escolar transmissões pela internet de espetáculo infantil

Alunos e professores de escolas municipais do Paraná e Santa Catarina terão apresentações teatrais gratuitas, oficinas e distribuição de livros
Divulgação/ViraVolta Cultural.
Publicado em 12/06/2023 às 17:03

Alunos e professores da rede municipal de cinco cidades do Paraná e de uma em Santa Catarina terão a oportunidade de conferir, entre os dias 5 e 21 de junho, apresentações teatrais gratuitas com transmissão online do espetáculo “Bibi Cricri – Bichos e Crianças”, que apresenta histórias sobre a relação entre crianças e animais. A ação cultural ainda inclui oficinas de criação e contação de histórias e distribuição gratuita de livros infantis, que levam o mesmo nome da peça e do projeto. Serão contempladas as comunidades escolares das cidades de Reserva do Iguaçu, Cruz Machado, Boa Vista da Aparecida e Mariluz, no interior do Paraná, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Mário Covas, Moradias Corbélia e Palmeiras, de Curitiba, e da cidade de Balneário Barra do Sul, em Santa Catarina.

As histórias são apresentadas pela atriz Ligia Ferreira, que também é responsável pela coordenação do projeto. “Escolhemos municípios e regiões que são mais afastadas dos grandes centros e geralmente têm menos acesso a produções artísticas. É uma oportunidade para que as comunidades desses locais possam ter acesso a diversos produtos culturais”, explica a atriz. Esta é a segunda etapa do projeto. Na primeira fase, o projeto foi direcionado para as cidades de Morretes, Sengés e Itaperuçu, no Paraná, e Barra Velha, em Santa Catarina. Na ocasião, aproximadamente sete mil pessoas foram beneficiadas.

O projeto é realizado pela produtora ViraVolta Cultural e pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As apresentações contam com patrocínio da Sanepar e incentivo do Programa Paraná Cultural, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Paraná.

Como vai funcionar

Ao todo, serão 16 apresentações online do espetáculo que trata de laços de amizade estabelecidos entre crianças e animais, através de quatro histórias: “Tatá e Cacá”, sobre uma menina apaixonada por tartarugas e que ganha uma companheira para a vida inteira; “Dudu e o pássaro”, que fala sobre um garoto que conhece um pássaro e, juntos, passam a fazer música; “Dora e Nino”, a história de uma menina e seu cachorro que gosta muito de morder, roer e mastigar; e “Tito e o amigo de quatro patas”, sobre o menino mais rápido da escola em que estuda e que descobre um parceiro tão ligeiro quanto ele.

Para realizar a exibição, cada município ou escola recebe com antecedência os links das apresentações teatrais, que deverão ser acessados nos dias e horários agendados para que as crianças assistam conforme a estrutura dos locais, no projetor, laboratório de informática ou televisão. A transmissão ocorre sempre em dois horários: um pela manhã e outro pela tarde. “Assim nós contemplamos professores e alunos dos dois turnos de ensino das escolas”, comenta Lígia. O link fica disponível durante todo o turno para a comunidade escolar conferir a apresentação, que dura ao todo 30 minutos. Os alunos que assistem ao espetáculo, segundo a atriz, são da Educação Infantil, a partir de 4 anos, e também do Ensino Fundamental 1.

Oficinas para aprendizagem

Também serão realizadas oito oficinas, que levam o nome de Cria e Conta, e abordam a criação e narração de histórias. “Essa parte tem como objetivo estimular o processo criativo autoral dos participantes, por meio da escrita e da narração. Os participantes serão convidados a desenvolverem a criatividade, a imaginação, a oralidade, a expressão corporal, a iniciativa e o espírito lúdico”, diz Lígia.

As oficinas são destinadas a professores e também ao público em geral acima de 18 anos. Esta etapa conta com aulas online síncronas, videoaulas e trabalho remoto. A atriz oferece, durante o período da oficina, mentoria a todos os participantes, que devem criar as próprias histórias e desenvolver e narração.

Livros para municípios, escolas e bibliotecas

Além disso, também serão entregues exemplares do livro “Bibi Cricri – Bichos e Crianças”. Ao todo, foram impressos 1.800 exemplares que estão sendo destinados a bibliotecas, escolas, casas de leitura e também aos municípios contemplados. Por meio do projeto, também já foram entregues 560 cópias do livro à Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

Ficha Técnica

Realização: ViraVolta Cultural e Ministério da Cultura/Governo Federal
Coordenação geral, atuação e oficinas: Ligia Ferreira
Produtor executivo, técnico de som e vídeo: Flávio Araújo
Ilustrações, design e projeto gráfico do livro: Carla Irusta

Programação

Reserva do Iguaçu (PR)
Transmissões: 5 de junho às 9h e às 13h30
Oficina online: de 5 a 19 de junho.
Aula online síncrona: 5 de junho – 15h

Cruz Machado (PR)
Transmissões: 6 de junho às 9h e às 13h30
Oficina online: de 6 a 20 de junho
Aula online síncrona: 6 de junho – 15h

Boa Vista da Aparecida (PR)
Transmissões: 7 de junho às 9h e às 13h30
Oficina online: de 7 a 21 de junho
Aula online síncrona: 7 de junho – 15h

Mariluz (PR)
Transmissões: 13 de junho às 9h e às 13h30
Oficina online: de 13 a 26 de junho.
Aula online síncrona: 13 de junho – 15h

Balneário Barra do Sul (PR)
Transmissões: 14 de junho às 9h e às 13h30
Oficina online: de 14 a 28 de junho.
Aula online síncrona: 14 de junho – 15h

Curitiba – CMEI Mário Covas
Transmissões: 19 de junho às 9h e às 13h30
Oficina online: de 19 de junho a 03 de julho.
Aula online síncrona: 19 de junho – 15h

Curitiba – CMEI Moradias Corbélia
Transmissões: 20 de junho às 9h e às 13h30
Oficina online: de 20 de junho a 04 de julho.
Aula online síncrona: 20 de junho – 15h

Curitiba – CMEI Palmeiras
Transmissões: 21 de junho às 9h e às 13h30
Oficina online: de 21 de junho a 05 de julho.
Aula online síncrona: 21 de junho – 15h

Tópicos