Recorde

Com 4,8 mil visitantes, Museu Oscar Niemeyer registra recorde de público em um único dia

E não faltam atrações para conquistar ainda mais pessoas. Neste mês, até o dia 27, o MON está com uma intensa programação educativa de férias, que inclui oficinas, mediações e uma diversidade de ações para o público infantil e famílias. Há também seis novas mostras inéditas, inauguradas recentemente.

Com 4,8 mil visitantes, Museu Oscar Niemeyer registra recorde de público em um único dia
Museu Oscar Niemeyer registra recorde de público num único dia Foto: Catarina Franceira Museu Oscar Niemeyer registra recorde de público num único dia Foto: Catarina Franceira Museu Oscar Niemeyer registra recorde de público num único dia
Foto: Alessandro Vieira
Publicado em 14/07/2023 às 16:45

Museu Oscar Niemeyer (MON) registrou na quarta-feira (12) o maior público de sua história num único dia: 4.800 visitantes. O recorde diário anterior foi em 28 de dezembro do ano passadio, também uma quarta-feira gratuita, com 4.175 visitantes. O aumento foi de 15% entre as duas marcas.

E não faltam atrações para conquistar ainda mais pessoas. Neste mês, até o dia 27, o MON está com uma intensa programação educativa de férias, que inclui oficinas, mediações e uma diversidade de ações para o público infantil e famílias. O museu oferece ainda seis novas mostras, inéditas, inauguradas recentemente, o que faz com que os mais de 15 espaços expositivos estejam ocupados simultaneamente. Vale lembrar que nas quartas-feiras a entrada é gratuita para todos os públicos.

As exposições atualmente em cartaz são: “Buraco no Céu”, de Túlio Pinto; “Pintura Vingada”, de Delson Uchôa; “Sou Patrono”; “Perpétuo Movimento”, de Norma Grinberg; “África: Diálogos com o Contemporâneo”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Colonialismo”; “Sonoridades de Bispo do Rosário”; “Tela”, de Leila Pugnaloni; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Serguei Eisenstein e o Mundo” e “Poty, Entre Dois Mundos”, além do “Pátio das Esculturas”, “Espaço Niemeyer” e “MON Sem Paredes”.


FÉRIAS NO MON – As propostas pensadas especialmente para o mês de férias ocupam o Espaço de Oficinas, as salas expositivas e a área externa (gramado do Museu e vão-livre), dando oportunidade a novas experiências individuais, sensoriais e coletivas.

O objetivo é explorar algumas das diversas técnicas, linguagens, materiais e possibilidades que a arte proporciona. Durante as atividades, os participantes poderão experimentar o desenho, a colagem, a pintura, a fotografia, conhecer melhor as exposições em cartaz e ainda participar de um laboratório de produção de papel reciclado.

Na intenção de criar um ambiente de interação entre as crianças e suas famílias, os participantes deverão obrigatoriamente ser acompanhados de um adulto responsável durante as atividades.

Para participar, é necessário adquirir ingressos de acesso ao MON (específicos para cada atividade), no valor de R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada) ou isentos para crianças até 12 anos e maiores de 60. As atividades têm vagas limitadas.

Os ateliês abertos que acontecem na quarta-feira (dia em que a entrada é sempre gratuita) são isentos para todos e obedecem à ordem de chegada. Nas quartas-feiras, os ingressos (gratuitos) devem ser retirados diretamente na bilheteria e estão sujeitos à lotação de espaço.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Programação Férias no MON para os próximos dias:

15/7 – 10h30 às 16h30 (entrada permitida até as 16h)

Ateliê Aberto de Texturas

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas

Público-alvo: 3 a 12 anos

Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. Aberto para todas as idades. Sujeito à lotação

19/7 – 10h30 às 16h30

Ateliê Aberto de Colagem (entrada permitida até as 16h)

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas

Público-alvo: 3 a 12 anos

20/7 – Duas sessões: 13h30 às 15h e 15h30 às 17h

Desafios Fotográficos Divertidos

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas

Público-alvo: 7 a 12 anos

30 vagas. Acompanhamento obrigatório de um adulto durante as atividades. É indicado trazer um celular com câmera fotográfica.

21/7 – 2 sessões: 10h às 12h e 14h às 16h

Laboratório de Experiências: “Fazendo Papel”

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas

Público-alvo: 7 a 12 anos

30 vagas. Acompanhamento obrigatório de um adulto durante as atividades.

26/7 – 10h30 às 16h30 (entrada permitida até as 16h)

Ateliê sem Paredes

Ponto de encontro: Parcão

Público-alvo: todas as idades

Não é necessária inscrição prévia, basta chegar ao local e participar. Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. Aberto para todas as idades. Sujeito à disponibilidade de material.

27/7 – 2 sessões: 13h30 às 15h e 15h30 às 17h

Que Dança a Escultura Dança?

Ponto de encontro: Espaço de Oficinas

Público-alvo: 6 a 10 anos

30 vagas. Acompanhamento obrigatório de um adulto durante as atividades.

Obs.: Para as atividades de quarta-feira e sábado: ingressos na bilheteria física. Para atividades de quinta e sexta-feira (duas sessões): ingressos no site do MON. Eles estarão disponíveis uma semana antes de cada atividade.

Tópicos