Turismo
Com alta do turismo, setor de serviços do Paraná cresceu 11% em 2023, 2ª maior alta do Brasil
em alguns processos para que isso ocorra, como por exemplo : Configurar uma imagem em destaque: Certifique-se de que cada post tenha uma imagem em destaque definida. No painel de edição do post, você pode encontrar a opção para definir uma imagem em destaque na seção de configurações à direita Instalar um plugin de SEO: Um plugin de SEO, como o Yoast SEO plugins geralmente oferecem recursos para configurar títulos, descrições e imagens específicas para compartilhamento nas redes sociais.
Dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (9) apontam que o setor de serviços do Paraná cresceu 11,2% em 2023. Esta foi a segunda maior alta proporcional entre os estados brasileiros no último ano, atrás apenas do Mato Grosso, que registrou uma variação positiva de 16,4%, além de ter ficado quase 10 pontos percentuais acima da média nacional, cujo índice variou 2,3% para cima no mesmo período.
Todos os segmentos analisados pelo IBGE tiveram alta no Paraná. O maior crescimento proporcional nos 12 meses de 2023 foi dos serviços profissionais, administrativos, que ficaram 16,1% acima dos índices de 2022. Depois, estão os transportes e correio, com alta de 12,6% e outros serviços (7,3%), serviços prestados às famílias (4,8%) e serviços de informação e comunicação (4,8%).
O desempenho estadual também foi positivo quando a comparação é feita apenas entre os resultados de dezembro de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, com um crescimento de 8,8%. Neste quesito, novamente, houve alta em todos os recortes analisados: serviços profissionais, administrativos (10,7%), transportes e correio (9,1%), serviços de informação e comunicação (7,3%), outros serviços (6,6%) e serviços prestados às famílias (0,1%).
- Com alta da soja, Paraná registra maior volume de exportações para janeiro da história
- Indústria paranaense fecha 2023 com alta de 1,5%, melhor resultado da região Sul
TURISMO – Outro indicador positivo do Paraná em 2023 foi o crescimento de 10% das atividades turísticas no acumulado do ano, marcando o terceiro ano seguido de altas após o período mais crítico da pandemia, que prejudicou fortemente o setor. O indicador, que é análise de forma separada aos demais serviços pelo IBGE, também superou a média nacional, que foi de 6,9% no mesmo período.
Entre os estados, o desempenho do turismo paranaense ficou em quarto lugar, atrás apenas de Minas Gerais (15%), Rio de Janeiro (11,5%) e Bahia (11,4%), estados com maior tradição no segmento.
Com investimentos fortes do Governo do Estado para a atração de novos turistas nacionais e internacionais, as empresas do setor foram responsáveis pela criação de 6.728 empregos com carteira assinada em 2023. Somente os cruzeiros da MSC já geraram um fluxo de quase 22 mil pessoas no Litoral via navio, enquanto os aeroportos paranaenses receberam 603 mil turistas estrangeiros.
- Portos do Paraná ultrapassa 65 milhões de toneladas movimentadas em 2023
- Carnaval deve reunir mais de 1 milhão de foliões nas ruas e incrementar turismo do Paraná
SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Os resultados completos em nível nacional e estadual podem ser consultados no sistema Sidra do IBGE.
Esta é a 12ª divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, além de alterações metodológicas, com o objetivo de retratar as mudanças econômicas da sociedade.