Acessibilidade água potável

Com investimento da Sanepar, comunidade rural de Mandirituba acessa água potável

Sistema de abastecimento foi implantado pela Sanepar em parceria com a Prefeitura e beneficia 140 famílias. O sistema é composto por um poço artesiano, casa de tratamento e um reservatório de 25 mil litros de água.

Com investimento da Sanepar, comunidade rural de Mandirituba acessa água potável
Comunidade Lagoa dos Ferreiras, em Mandirituba, agora tem água potável em casa
Foto: Sanepar
Publicado em 19/07/2023 às 12:00

Moradores da comunidade rural de Lagoa dos Ferreiras, em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, passaram a ter água potável na torneira durante 24 horas por dia desde o início deste mês. O sistema de abastecimento foi implantado pela Sanepar, em parceria com a Prefeitura. O sistema é composto por um poço artesiano, casa de tratamento e um reservatório de 25 mil litros de água. A rede de distribuição, com cerca de 8 quilômetros de extensão, leva a água para as 140 famílias da comunidade.

O acesso à água tratada era uma demanda antiga da comunidade. A dona de casa Jucilene dos Santos, que mora há 15 anos na Lagoa dos Ferreiras, afirma que o sistema implantado foi a melhor coisa que poderia ter acontecido aos moradores. “Era muito sofrido. O poço no nosso terreno atendia a minha família, as dos meus três irmãos e do meu pai. Mas não tinha água suficiente. A gente tinha que economizar muito, reservar em galão. Depois a prefeitura passou a reforçar com caminhão-pipa, era bem complicado. Na crise hídrica, então, piorou tudo. O poço quase secou. Com esse sistema, melhorou muito, temos fartura de água”, afirma.

O atendimento à comunidade foi viabilizado por meio de contrato entre o município e a Sanepar. A Sanepar fez o projeto do sistema, providenciou o material necessário, desde a tubulação, conexões, reservatório e até a bomba do poço, e a Prefeitura executou a obra, incluindo a construção da casa de tratamento e a base do reservatório com mão de obra própria.

O sistema é doado ao município, mas é gerido pela própria comunidade que forma a Associação da Água, que recebe treinamento da Sanepar para fazer a operação.

“Essa iniciativa fortalece a autonomia e a representatividade dos habitantes locais na gestão do sistema. A Sanepar tem intensificado essas parcerias para promover a melhoria da qualidade de vida”, diz o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

O prefeito Luis Antonio Biscaia destaca que o novo sistema de água em Lagoa dos Ferreiras é um compromisso assumido com a comunidade. “Vi de perto as dificuldades enfrentadas pela comunidade, especialmente em relação à falta de água tratada. E me comprometi com os moradores de buscar ajuda da Sanepar para tornar esse sonho realidade. É uma alegria para o município e a comunidade”, complementa.