Segurança Pública

Comando de Missões Especiais da PM comemora primeiro ano de atuação no Paraná

O CME foi criado em 1º de julho de 2022. Integram a unidade o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE).

Comando de Missões Especiais da PM comemora primeiro ano de atuação no Paraná
Foto: PMPR
Publicado em 30/06/2023 às 9:20

O Comando de Missões Especiais da Polícia Militar do Paraná, responsável por cinco subunidades da PMPR, comemorou nesta quinta-feira (29) o primeiro ano de atuação no Estado. O ato solene foi na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O CME foi criado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 1º de julho de 2022. Integram a unidade o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE).

Ao longo do primeiro ano de atuação, o Comando registrou a apreensão de mais de 107 toneladas de maconha, 404 quilos de cocaína e 335 quilos de crack. Além disso, foram apreendidas 345 armas de fogo, 9.276 munições e 54.362 unidades de anabolizantes; e mais de 2,5 milhões de pacotes de cigarros contrabandeados. Também foram recuperados 196 veículos com alerta de furto ou roubo.

As ações das unidades incorporadas pelo CME também resultaram na prisão de 1.212 pessoas e 97 menores apreendidos.

O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, presente na solenidade, frisou que a criação do Comando foi uma conquista para a corporação e para o Estado. “Tivemos investimentos importantes para essas unidades e os militares estaduais fazem um trabalho excepcional na garantia da ordem pública”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva, destacou a atuação dos militares estaduais ao longo deste primeiro ano, ao afirmar que os policiais militares que estão no CME e nas unidades subordinadas desempenham um papel estratégico e fundamental para toda corporação. “Neste primeiro ano, a atuação policial foi essencial no combate ao crime organizado e isso foi demonstrado com os números obtidos”, disse.

O subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer, foi homenageado por ter sido o primeiro comandante do CME e falou sobre a importância da criação do Comando e seus resultados. “Tenho muito orgulho em ter sido o primeiro comandante e sei da importância para a Polícia Militar e para toda a população paranaense, gerenciando e apoiando todos os demais comandos. Ganha a PMPR e ganha a sociedade”, afirmou.

A solenidade contou ainda com a presença de autoridades civis e militares que apoiam e atuam em conjunto com o Comando de Missões Especiais e a Polícia Militar do Paraná.