Cultura
Confira a agenda dos espaços culturais do Governo do Estado no feriado desta quarta
Os espaços culturais do Governo do Estado estarão abertos ao público nesta quarta-feira, 20 de novembro, feriado do Dia Nacional da Consciência Negra. Muitas ações são integradas à programação de celebrações da data. Apenas a Biblioteca Pública do Paraná estará fechada.
O Centro Cultural Teatro Guaíra contará com espetáculos em cartaz no feriado, com destaque para a apresentação gratuita de “O Menino Zumbi”, que conta a história de um jovem que enfrenta o racismo e busca se reconectar com suas raízes. O Museu Paranaense celebra a cultura afro-brasileira e evidencia as resistência contra a discriminação racial com um circuito especial de visitas guiadas.
Confira destaques da programação:
“O Menino Zumbi” – O Teatro Guaíra recebe nesta quarta-feira, às 20h, o espetáculo “O menino Zumbi”. A peça narra a história de um jovem que, ao enfrentar o racismo na escola, toma decisões extremas, desaparecendo e deixando sua mãe e a cidade inteira aflitas com sua ausência. O evento contará com muita música e a participação especial do cantor David Marcondes. Haverá pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis no local, destinados às comunidades quilombolas. A entrada é gratuita, sem emissão de ingressos.
Endereço: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro – Curitiba
Em novembro, Mês da Consciência Negra, o Museu Paranaense (MUPA) celebra a cultura afro-brasileira e evidencia as resistências contra a discriminação racial, preparando um circuito especial de visitas guiadas chamado “Deste lugar de onde vejo”, criando novos diálogos entre as exposições em cartaz. As mediações, para todas as idades, perpassam a ancestralidade, cultura e resistências do povo negro, evocando questões importantes para refletir sobre o museu como espaço de produção de memórias e cultivo de uma sociedade mais justa, inclusiva e antirracista.
As mediações acontecem aos fins de semana, nos sábados, dias 23 e 30, e domingo, 24 de novembro. Aos sábados, as visitas iniciam às 14h30 e domingo às 11h. O circuito tem duração de 1h30, é gratuito e não necessita inscrição prévia para participar.
Rua Kellers, 289 – São Francisco – Curitiba
Estão em cartaz no museu as seguintes exposições: “Alex Flemming 70 Anos”; “German Lorca, Mestre da Fotografia”; “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; Espaço Niemeyer; Pátio das Esculturas e MON sem Paredes.
Horário: das 10h às 18h
Endereço: Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Prorrogação – A mostra “Coletiva” segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025 na Sala Aberta do MAC Paraná. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.
MAC no MON: das 10h às 18h
Endereço: Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
“Segredos da Cor” – A mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até janeiro de 2025 na Sala Rotativa. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entre as peças estão oito estandartes que desconstroem a herança colonial e oferecem um novo olhar sobre a sociedade brasileira. Cecifrance ressignifica esses emblemas, tornando-os instrumentos de luta antirracista. Entrada gratuita.
Horário: das 10h às 17h
Endereço: Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco – Curitiba
Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)
Exposição “Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza glitch art, vídeo painting e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.
Horário: das 10h às 19h
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro -Curitiba
Para saber mais sobre a programação dos equipamentos culturais do Estado, acompanhe o Cultura Paraná no Instagram.