Conselho Tutelar resgata adolescente de 15 anos com deficiência vivendo em condições precárias, em Itaituba

Conselho Tutelar resgata adolescente de 15 anos com deficiência vivendo em condições precárias, em Itaituba
Publicado em 12/06/2024 às 18:46

Na manhã da última quinta-feira (06), uma operação conjunta envolvendo o Conselho Tutelar de Itaituba, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Militar foi realizada para resgatar uma adolescente de 15 anos, com deficiência, que vivia em condições desumanas no Residencial Viva Itaituba, em Itaituba, sudoeste do Pará.

Segundo as autoridades, a jovem não fala e tem os nervos atrofiados, o que a impede de andar. Ela foi encontrada na residência em estado deplorável, submetida a condições precárias e sub-humanas. A adolescente mora com a avó há aproximadamente três anos, que, segundo informações, é usuária de drogas.

De acordo com denúncias recebidas pelo Conselho Tutelar, a avó da jovem a deixava sozinha em casa, trancada e sem alimentação e água, enquanto saía para pedir esmolas na rua. Além disso, há relatos de que a avó permitia a entrada de indivíduos na residência para o consumo de entorpecentes, colocando a vida da adolescente em risco.

A mãe da adolescente, por sua vez, alega não ter tempo para cuidar da filha devido a dois empregos. O caso foi comunicado ao Ministério Público, e a adolescente foi internada para receber cuidados médicos. Ela também passará por exames sexológicos para determinar se sofreu algum tipo de abuso durante o período em que estava sob os cuidados da avó. O Conselho Tutelar e as autoridades locais estão investigando o caso.
 

Fonte: Portal Giro com informações de Júnior Ribeiro