raízes históricas

Deputada Maria Victoria (PP) reforça importância da imigração japonesa para o desenvolvimento do Paraná

Parlamentar participa da sessão solene em homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil, realizada na Câmara de Vereadores de Curitiba.

Deputada Maria Victoria (PP) reforça importância da imigração japonesa para o desenvolvimento do Paraná
"Temos relações históricas e afetivas muito significativas com os japoneses e seus descendentes. Uma ligação mais que centenária, caracterizada por contribuições essenciais ao desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado”, disse Maria Victoria. - Créditos: Rodrigo Fonseca/CMC
Publicado em 21/06/2023 às 9:00

A segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP), representou o Poder Legislativo, na noite de segunda-feira (19), na sessão solene em homenagem aos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil, realizada na Câmara de Vereadores de Curitiba.

“É uma honra representar a Assembleia nesta solenidade que reforça os laços de amizade entre o Japão e o Paraná. Temos relações históricas e afetivas muito significativas com os japoneses e seus descendentes. Uma ligação mais que centenária, caracterizada por contribuições essenciais ao desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado”, disse.

A sessão foi proposta pelo vereador Nori Seto (PP), representante da comunidade nipônica na Câmara de Curitiba, e homenageou 33 entidades ligadas à comunidade que se dedicam à preservação e divulgação da cultura e das tradições japonesas.

“Essas entidades e associações tem em comum a origem, o carinho, o respeito e a inspiração nos valores herdados dos imigrantes pioneiros.”, disse.

O vereador Nori Seto lembrou que os primeiros japoneses chegaram ao Brasil o dia 18 de junho de 1908, a bordo do navio Kasato Maru, no Porto de Santos, São Paulo. “Celebrar os 115 anos de imigração japonesa é preservar e fortalecer os valores e ideais que norteiam as nossas vidas”, acrescentou. 

Roteiro

A deputada Maria Victoria destacou um projeto de lei aprovado recentemente e sancionado pelo governador Ratinho Jr que criou o Roteiro Turístico da Imigração Japonesa no Paraná. A lei foi proposta pela parlamentar e pelo deputado Evandro Araújo (PSD).

“O roteiro foi instituído para fortalecer a relação e integrar as cidades que cultivam tradições nipônicas, ampliar e desenvolver atividades turísticas que gerem empregos e renda”, explicou.

O Roteiro Turístico é formado pelas cidades de Curitiba, Maringá, Londrina, Uraí, Assaí, Rolândia, Paranaguá, Cambará, Apucarana, Paranavaí e Terra Boa.

“É nosso dever de seguir os mesmos caminhos abertos há 115 anos e fortalecer essa relação exitosa, de respeito e de confiança entre o Paraná e o Japão”, frisou a deputada.