saúde mental em foco

Deputado Cobra Repórter (PSD) ressalta a importância de apoio psicológico a alunos, professores e colaboradores da rede estadual

O Governo do Paraná anunciou, nesta terça-feira (20), que vai reforçar o atendimento psicológico nas instituições de ensino de todo o Estado, começando pelo Colégio Estadual Helena Kolody, localizado em Cambé.

Deputado Cobra Repórter (PSD) ressalta a importância de apoio psicológico a alunos, professores e colaboradores da rede estadual
“O Governo do Paraná anunciou, nesta terça-feira (20), que vai reforçar o atendimento psicológico nas instituições de ensino de todo o Estado, começando pelo Colégio Estadual Helena Kolody, localizado em Cambé, depois que um ex-aluno chegou atirando e matou dois estudantes", disse o deputado. - Foto de Valdir Amaral/Alep
Publicado em 21/06/2023 às 9:10

“O Governo do Paraná anunciou, nesta terça-feira (20), que vai reforçar o atendimento psicológico nas instituições de ensino de todo o Estado, começando pelo Colégio Estadual Helena Kolody, localizado em Cambé, depois que um ex-aluno chegou atirando e matou dois estudantes. Vale destacar que esta é uma reivindicação antiga minha! Inclusive, pedi urgência, na Assembleia Legislativa, na tramitação da minha Proposta de Emenda Constitucional – PEC n⁰ 5/19 que garante exame psicológico anual para professores e alunos da rede estadual de ensino. Ocorrências como esta de Cambé aterrorizam todos, que acabam não se sentindo mais seguros no ambiente escolar”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD). 

De acordo com o Governo do Estado, o Colégio Estadual Helena Kolody receberá profissionais capacitados para atendimento dos alunos, professores, colaboradores e pais já a partir desta quinta-feira (22). O objetivo é criar uma rede de apoio e prestar suporte emocional diante da gravidade dos acontecimentos.

Para o secretário da educação, Roni Miranda, tal apoio se mostra fundamental no dia a dia das escolas. Por isso, segundo o secretário, a exemplo de programas como o Escola Escuta e Bem Cuidar (que prestam suporte emocional à comunidade escolar), novas medidas serão implementadas para apoiar de forma ainda maior alunos, colaboradores e professores.

Por meio de uma parceria entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Governo do Paraná, cerca de 200 profissionais da psicologia atuarão, dentro dos próximos meses, no atendimento às comunidades escolares de todo o Paraná. 

Bem Cuidar

Iniciativa da secretaria estadual de Educação (Seed-PR) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o aplicativo oferece atendimento psicológico on-line gratuitamente. Lançado oficialmente em junho de 2022, o aplicativo de telessaúde conta hoje com o cadastro de aproximadamente 4,8 mil profissionais da rede estadual de educação.

Escola Escuta

Criado no início de 2023, o programa viabiliza profissionais de referência na área da psicologia para realizar, gratuitamente, a escuta e acolhimento dos estudantes dentro das mais de 2 mil escolas. O objetivo é auxiliar os mesmos em questões e dificuldades no dia a dia escolar e convívio social e familiar.