Detran-PR realiza mudanças na consulta de extrato de veículos
A partir dessa sexta-feira (23), serão disponibilizados dois tipos de acesso: público, que apresenta informações limitadas, e o autenticado, que fornece informações completas.
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), está realizando alterações no serviço de consulta do extrato de veículos pelos meios digitais com a finalidade de garantir mais segurança aos cidadãos, com a proteção de seus dados. A partir desta sexta-feira (23), serão disponibilizados dois tipos de acesso: público, que restringe algumas informações, ou autenticado, que fornece informações completas.
Com o acesso público, onde é solicitado o número do Renavam e a validação do captcha (imagem de controle), estará disponível apenas a consulta se existem débitos, sem acesso aos valores a outras informações do veículo, como chassi e placa.
Acesso Público
Já com o acesso autenticado, ou logado, via Central de Segurança ou GOV.BR, o cidadão terá acesso a todas informações do veículo, acesso a consulta dos valores de débito de IPVA, licenciamento, multas, além de permissão para a emissão das guias para pagamento.
Acesso Autenticado
“Antes, somente com o Renavam, os indivíduos tinham acesso a todas as consultas. No entanto, para aumentar a segurança dos proprietários e proteger suas informações, implementamos essa medida com o intuito de evitar que a população seja vítima de golpistas que realizam ações fraudulentas para obter vantagens financeiras, utilizando informações sobre possíveis débitos existentes”, comenta o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.
Destacamos que o Paraná é líder nacional em inovação, investindo em tecnologia e infraestrutura, sendo referência para outros estados. Alinhados à estratégia de governo, o Detran-PR está trabalhando para tornar os serviços 100% digitais, para que o cidadão consiga, de onde estiver, resolver suas questões de forma online. Todas estas ações estão sendo coordenadas em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.