solidariedade

Empregados da Sanepar criam Arara de Solidariedade para arrecadar agasalho

Neste ano, a campanha tem um toque criativo para mobilizar trabalhadores

Empregados da Sanepar criam Arara de Solidariedade para arrecadar agasalho
Arara da Solidariedade - Sanepar
Publicado em 21/06/2023 às 9:40

Os empregados da Sanepar desenvolveram um jeito diferente para estimular doações para a campanha do agasalho neste ano. Nos locais de trabalho, em várias cidades do estado, foram instaladas as chamadas Araras de Solidariedade, feitas com material reciclado utilizando tubos de PVC que seriam descartados.

Além do apelo ambiental, as araras despertam a atenção de quem passa no ambiente. Em Curitiba, uma caixa de papelão simula um termômetro: quanto mais cheias, mais altas as temperaturas. O modelo está sendo replicado em várias unidades da Companhia de Saneamento e a expectativa é de que todos os empregados sejam motivados a fazer doações.

Ao pensar numa campanha de agasalho mais criativa, a equipe de Recursos Humanos da Companhia primeiro pensou no cabide solidário, existente em várias cidades, que tem um apelo visual mais fácil de ser lembrado pelos empregados. Foi levada em conta também a arara utilizada durante todo o ano, em Francisco Beltrão, pelo Grupo de Voluntariado Conta Comigo formado pelos empregados da Sanepar.

Foi feito um tutorial como sugestão para que as regionais da Companhia adotassem o modelo, o que promove também a integração entre as áreas. O pessoal do Serviço Social se junta com o de Logística para verificar materiais que seriam descartados e podem ser utilizados nas araras. E os próprios empregados montam o equipamento. Em Londrina, a equipe de manutenção eletromecânica, localizada na Rua Jaguaribe, já montou a arara solidária com materiais reutilizáveis.

Além de agasalhos, os saneparianos podem fazer doação em dinheiro para a compra de cobertores. Em 2022, foram arrecadados cerca de 3 mil peças de agasalhos e comprados 320 cobertores. Neste ano, a arrecadação dos agasalhos vai até 14 de julho. Todas as peças doadas serão encaminhadas para a Campanha Inverno Solidário do Governo do Estado.

“Esse é o lado social dos empregados que sempre se mobilizam e participam de várias campanhas sociais ao longo do ano em prol da comunidade. Além do próprio trabalho, em si, que promove saúde preventiva a todos, essas campanhas sensibilizam os saneparianos”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.

Araras da Solidariedade visam estimular participação dos empregados na Campanha Inverno Solidário