saúde

Frente Parlamentar da Medicina realiza audiência pública sobre prevenção da obesidade e das doenças que ela causa

A programação é gratuita. O evento reunirá diversos representantes de Sociedades Médicas e de outros órgãos de sáude.

Frente Parlamentar da Medicina realiza audiência pública sobre prevenção da obesidade e das doenças que ela causa
Arte: Assessoria Parlamentar
Publicado em 21/06/2023 às 15:30

Com o objetivo de promover a prevenção e o combate à obesidade, o deputado Ney Leprevost (União), presidente da Frente Parlamentar da Medicina realiza, nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 10 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, audiência pública com especialistas no combate à obesidade com o tema: “Ações Integradas para o Combate à Obesidade no Paraná”. A programação é gratuita.

O evento vai reunir representantes de Sociedades Médicas, da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Curitiba, do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM/PR), da Associação Médica do Paraná (AMP), da Academia Paranaense de Medicina (APM), Instituto da Pessoa com Diabetes (IPD), da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, do Conselho Regional de Educação Física no Paraná (CREF/PR), do Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho de Nutrição, do Conselho de Educação Física, de Universidades, além das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, todos altamente envolvidos no tratamento e combate à obesidade.

Durante o evento será assinado o protocolo que cria o “Grupo de Trabalho” formado por todas as instituições representadas na audiência pública que irão apresentar propostas legislativas e ações integradas para o combate à obesidade no Paraná.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é considerada uma epidemia do século XXI, uma vez que vem acompanhada de várias outras doenças de risco, como hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares.

Ney Leprevost comenta que o número de doenças decorrentes da obesidade vem aumentando nos últimos vinte anos, no Brasil. “Problemas de diabete, pressão arterial em níveis fora do normal, insuficiência cárdio-respiratória e de desvio de coluna vertebral contribuem para o crescimento desses índices nas estatísticas periódicas do Ministério de Saúde”, disse.

Participam da audiência o presidente da Frente Parlamentar da Medicina, deputado Ney Leprevost; o presidente nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM); Antônio Carlos Valezi; o vereador Alexandre Leprevost; o presidente regional da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), André Vianna; a presidente do Instituto da Pessoa com Diabetes (IPD), Angela Regina Nazario; a professora e pesquisadora do curso de nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Regina Maria Vilela; o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, André Ribeiro Langowiski; Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM – regional Paraná), Maria Augusta Karas Zellas, o presidente regional da SBCBM, José Alfredo Sadowski , entre outros.

Serviço:
Audiência Pública: “Ações Integradas para o Combate à Obesidade no Paraná”

Data: 22 de junho (quinta-feira)

Horário: das 10 horas

Local: Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Curitiba

Informações: pelo telefone (41) 3350-4273.