Educação com Jogos
Iluminando Gerações divulga jogos digitais educativos em Cascavel
Os eventos foram recebidos com entusiasmo pelas crianças, que interagiram entusiasmadas durante as atividades, e também pelos educadores, que elogiaram a forma divertida como foram tratados os temas abordados.
Mais de 300 alunos de duas escolas municipais de Cascavel receberam, neste início de semana, uma programação cultural de divulgação dos jogos educativos desenvolvido para as crianças aprenderem sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica. A peça teatral Histórias Eletrizantes foi levada às escolas municipais Inglacir Lourdes Farina e Escola Municipal da Transparência, com direito à presença especial do mascote Lúcio e uma brincadeira que simulou o desafio de um dos jogos que agora estão disponível para uso em celulares Android.
Os eventos foram recebidos com entusiasmo pelas crianças, que interagiram entusiasmadas durante as atividades, e também pelos educadores, que elogiaram a forma divertida como foram tratados os temas abordados.
Para o diretor da Escola da Transparência, Lucas Andrei Alves Teixeira, a conscientização das crianças promovida no encontro é de extrema importância. “Esta é uma iniciativa muito bacana da Copel. Mudar velhos hábitos é muito difícil, então é muito importante ensinar as crianças, para que futuramente a gente consiga ter adultos com comportamentos melhores”, avalia o gestor. Ele comenta que o uso do teatro e também a oferta de jogos educativos auxilia no processo de educação.
“Procuramos sempre ofertar cultura aqui na escola. E essa atividade de hoje, a ludicidade que traz para a criança, com certeza interfere muito mais do que a aula dada de maneira tradicional. É muito importante, e a ideia da Copel de trazer o jogo para trabalhar com esse público é fantástica, porque aguça a curiosidade delas. É muito válido, e é algo que podemos explorar na escola também”disse Lucas Andrei Alves Teixeira, diretor da Escola Municipal da Transparência em Cascavel.
Na mesma direção vai a avaliação da coordenadora pedagógica da escola Inglacir Lourdes Farina, Muriel Corso Pasini. “As crianças gostam e interagem bastante, porque foge do tradicional e vai bastante ao encontro dos conteúdos trabalhados. O quinto ano está vendo a questão da produção de energia e está preparando uma mostra cultural para o início de julho. Então, nos ajudou bastante essa atividade”, relatou.
Entre os temas abordados, ela destaca a importância da segurança, pois diversas situações mostradas na peça são comuns no dia a dia das famílias. “A questão do uso do T, de a pessoa atender o telefone celular ligado ao carregador. São alertas que valem muito a pena fazer”, considera.
Conheça os jogos
Os jogos “Se Liga” e “Click Esperto” foram especialmente projetados para crianças de sete a dez anos de idade, como um complemento ao conteúdo levado às salas de aula em palestras, vídeos, materiais impressos e em eventos dedicados aos anos finais do Ensino Fundamental I, em todo o Paraná. Ensinam sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica, de forma lúdica. Após baixados, os jogos funcionam sem conexão à internet, portanto não exigem o consumo de dados móveis, nem expõem as crianças à conexão com outros usuários.
Programa Iluminando Gerações
O Programa Iluminando Gerações está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e foi criado com o objetivo de levar aos estudantes, de forma leve e divertida, ensinamentos sobre o uso seguro e consciente da energia. Os materiais do programa estão disponíveis aqui no site, onde professores interessados também podem requisitar a palestra da Copel. A estimativa é de que o programa deve orientar aproximadamente 60 mil crianças, em 2023.