Educação com Jogos

Iluminando Gerações divulga jogos digitais educativos em Cascavel

Os eventos foram recebidos com entusiasmo pelas crianças, que interagiram entusiasmadas durante as atividades, e também pelos educadores, que elogiaram a forma divertida como foram tratados os temas abordados.

Iluminando Gerações divulga jogos digitais educativos em Cascavel
Programa com crianças para divulgação de jogos educativos em Cascavel - PR. Fotos: SANEPAR;
Publicado em 21/06/2023 às 11:40

Mais de 300 alunos de duas escolas municipais de Cascavel receberam, neste início de semana, uma programação cultural de divulgação dos jogos educativos desenvolvido para as crianças aprenderem sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica. A peça teatral Histórias Eletrizantes foi levada às escolas municipais Inglacir Lourdes Farina e Escola Municipal da Transparência, com direito à presença especial do mascote Lúcio e uma brincadeira que simulou o desafio de um dos jogos que agora estão disponível para uso em celulares Android.

Os eventos foram recebidos com entusiasmo pelas crianças, que interagiram entusiasmadas durante as atividades, e também pelos educadores, que elogiaram a forma divertida como foram tratados os temas abordados.

Para o diretor da Escola da Transparência, Lucas Andrei Alves Teixeira, a conscientização das crianças promovida no encontro é de extrema importância. “Esta é uma iniciativa muito bacana da Copel. Mudar velhos hábitos é muito difícil, então é muito importante ensinar as crianças, para que futuramente a gente consiga ter adultos com comportamentos melhores”, avalia o gestor. Ele comenta que o uso do teatro e também a oferta de jogos educativos auxilia no processo de educação.

“Procuramos sempre ofertar cultura aqui na escola. E essa atividade de hoje, a ludicidade que traz para a criança, com certeza interfere muito mais do que a aula dada de maneira tradicional. É muito importante, e a ideia da Copel de trazer o jogo para trabalhar com esse público é fantástica, porque aguça a curiosidade delas. É muito válido, e é algo que podemos explorar na escola também”disse Lucas Andrei Alves Teixeira, diretor da Escola Municipal da Transparência em Cascavel.

Na mesma direção vai a avaliação da coordenadora pedagógica da escola Inglacir Lourdes Farina, Muriel Corso Pasini. “As crianças gostam e interagem bastante, porque foge do tradicional e vai bastante ao encontro dos conteúdos trabalhados. O quinto ano está vendo a questão da produção de energia e está preparando uma mostra cultural para o início de julho. Então, nos ajudou bastante essa atividade”, relatou.

Entre os temas abordados, ela destaca a importância da segurança, pois diversas situações mostradas na peça são comuns no dia a dia das famílias. “A questão do uso do T, de a pessoa atender o telefone celular ligado ao carregador. São alertas que valem muito a pena fazer”, considera.

Conheça os jogos

Os jogos “Se Liga” e “Click Esperto” foram especialmente projetados para crianças de sete a dez anos de idade, como um complemento ao conteúdo levado às salas de aula em palestras, vídeos, materiais impressos e em eventos dedicados aos anos finais do Ensino Fundamental I, em todo o Paraná. Ensinam sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica, de forma lúdica. Após baixados, os jogos funcionam sem conexão à internet, portanto não exigem o consumo de dados móveis, nem expõem as crianças à conexão com outros usuários. 

Programa Iluminando Gerações

O Programa Iluminando Gerações está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e foi criado com o objetivo de levar aos estudantes, de forma leve e divertida, ensinamentos sobre o uso seguro e consciente da energia. Os materiais do programa estão disponíveis aqui no site, onde professores interessados também podem requisitar a palestra da Copel. A estimativa é de que o programa deve orientar aproximadamente 60 mil crianças, em 2023.