jogos universitários

Jogos Universitários do Paraná começam com muita emoção e medalhas em várias modalidades

A 62ª edição dos Jogos Universitários do Paraná acontece em Apucarana, no Norte do Estado. As disputas foram em judô, atletismo, acadêmico, badminton, taekwondo, natação, tênis de mesa e xadrez.

Jogos Universitários do Paraná começam com muita emoção e medalhas em várias modalidades
Jogos Universitários começam com muita emoção e medalhas
Foto: João Dambros/SEES
Publicado em 10/07/2023 às 11:50

A 62ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPS) começou neste sábado (8). A competição é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com a Federação do Desporto Universitário e a Prefeitura de Apucarana.

Enquanto ainda são decididos os confrontos da fase de grupos das modalidades coletivas, as individuais já estão a todo vapor. Foram disputados judô, atletismo, acadêmico, badminton, taekwondo, natação, tênis de mesa e xadrez. 

Um dos destaques no cronograma dos Jogos Universitários é a modalidade “acadêmico”, que nada mais é que uma competição de artigos científicos com temática esportiva, apresentados por alunos-atletas da área de educação física.

A banca de avaliação dos trabalhos é composta por Gustavo Brandão, presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), o professor doutor Dartagnan Guedes, vice-presidente do CREF, o professor Guilherme Gaspari, 2º vice-presidente do CREF, e o professor Robson Desidera, do Núcleo de Educação de Arapongas.

Foram apresentados 10 trabalhos acadêmicos ao longo do primeiro dia, sendo seis na categoria feminino e quatro na masculino. Ao fim das apresentações, a banca estabeleceu um ranking dos trabalhos e definiu os medalhistas.

Luiz Guilherme, da UEPG, ficou com o segundo lugar com seu artigo “Relação de variáveis fisiológicas com o desempenho em diferentes momentos da corrida de 1500 metros em corredores recreacionais”. Segundo ele, foi a quinta vez que apresentou artigo para bancas em geral, mas em nenhuma havia feito considerações nesse nível. Em uma competição de Jogos Universitários, foi a primeira vez.

“Eu tenho experiência com competições, me preocupo apenas em competir comigo mesmo e ter uma performance melhor que a anterior. Acredito que tanto fisicamente quanto academicamente, a preocupação com a competição é um fator prejudicial”, afirmou.

TAEKWONDO – O primeiro medalhista da fase final dos Jogos Universitários do Paraná foi conhecido no Ginásio do Sesc. Bruno Henrique Mota, da Unioeste de Cascavel, garantiu a medalha de ouro. Ele voltou a competir depois de um ano longe dos tatames, desde que começou o curso de Fisioterapia. “Eu estou voltando agora, depois de um ano, e para mim a sensação é se como nunca tivesse competido antes”, comentou. Bruno já disputou o Brasileiro e também a Copa do Brasil.

NATAÇÃO – A modalidade de natação dos JUPS está acontecendo na piscina do Complexo Esportivo José Antônio Basso, o Lagoão. No total, são 201 atletas inscritos: 89 na categoria feminina e 112 na masculina. Durante os dois dias de competição, devem ser disputadas 40 provas de revezamento, livre, peito, borboleta, medley e costas. No sábado, foram realizadas 28 provas, e no domingo, acontece a etapa com as provas complementares.

XADREZ – A disputa do xadrez relâmpago ocorreu neste sábado e definiu seus campeões. Representando a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a acadêmica Fabiana Tonse Maciel, 18 anos, fez sua primeira participação nos JUPS e já faturou a medalha de ouro na modalidade. No masculino, o acadêmico da Unicesumar de Maringá Lucas de Souza Mileski foi o campeão.

TÊNIS DE MESA – A disputa do tênis de mesa reuniu grandes talentos da modalidade que executaram jogadas espetaculares em jogos muitos disputados. No geral, a Universidade Federal do Paraná ficou com a primeira colocação no feminino. No masculino, a Universidade Estadual de Maringá garantiu o título.

BADMINTON – No badminton, a Unioeste, de Cascavel, foi absoluta no feminino. As atletas ficaram com as quatro primeiras colocações na competição simples, além de garantir o ouro e a prata na disputa por duplas. A equipe do Oeste é composta por Júlia Maria Seehagen, Thaiz Cristina Gempia, Júlia Luiza Berger e Kimberly Reis. No total foram dois ouros, duas pratas e um bronze. As disputas aconteceram no Ginásio de Esportes do Colégio Platão.

Confira os resultados do JUPS AQUI ou baixe o aplicativo Paraná Esporte, disponível na App Store e no Google Play.