Festa Junina

Julho tem prato caiçara, folclore, carneiro no buraco e ciência no calendário turístico paranaense

O mês começa neste sábado (1.º) recheado de eventos no calendário turístico paranaense, com atrações para todos os gostos e em todas as regiões: tem eventos gastronômicos, caminhadas, folclore, música, pescaria e muito mais.

Julho tem prato caiçara, folclore, carneiro no buraco e ciência no calendário turístico paranaense
Julho tem gastronomia caiçara, dança folclórica, carneiro no buraco e ciência no calendário turístico paranaense Foto: SETU-PR
Publicado em 29/06/2023 às 11:45

O mês de julho começa neste sábado recheado de eventos no calendário turístico paranaense, com atrações para todos os gostos e em todas as regiões: tem eventos gastronômicos, caminhadas, folclore, música, pescaria e muito mais. “O inverno chegou com uma série de atrações em todo o Paraná, que a Secretaria do Turismo do estado tem promovido e divulgado no intuito de atrair cada vez mais turistas e ajudar os paranaenses a se planejar”, diz o secretário Marcio Nunes.

Logo no dia 1º, tem a abertura do Festival de Gastronomia Caiçara, que mobilizará bares e restaurantes de Pontal do Paraná, no Litoral, durante todo o mês de julho. O evento vai exaltar a Cambira, prato considerado patrimônio da cozinha brasileira, originalmente preparado com peixe seco e defumado, acompanhado de banana e pirão.

Em sua quarta edição, o festival é uma grande oportunidade para o turista conhecer a diversidade da culinária caiçara. Além do resgate cultural das tradições do litoral paranaense, o evento tem como objetivo movimentar a economia do município fora da alta temporada.  

Em paralelo, também acontece o concurso gastronômico que premiará estabelecimentos com os melhores pratos caiçaras. Entre as categorias estão o Prato Feito Caiçara, o Petisco Caiçara e a melhor Cambira Tradicional.  Para degustar essas delícias típicas, o público poderá escolher entre os estabelecimentos participantes que estão no site www.gastronomiacaicara.com.br.

FESTA DO DIVINO E PESCA ESPORTIVA – Em Guaratuba, também no Litoral, o final de semana dos dias 7 e 8 será marcado pelo Campeonato Sul Brasileiro de Pesca, promovido pela Loba do Mar. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.sulbrasileirodepesca.com.br. Já entre os dias 13 e 23, a cidade recebe a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, com celebrações religiosas e atrações gastronômicas e de entretenimento.

QUEIJO E VINHO – A Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho, no Sudoeste do Estado, chega à sua 27ª edição, de 7 a 9 (sexta a domingo). Serão expostos e comercializados os produtos coloniais produzidos pelas agroindústrias familiares do município – além de vinhos e queijos, o turista também encontrará embutidos, derivados de cana-de-açúcar e o famoso café colonial, dentre outros. Também haverá almoço e jantar típico italiano, alemão e gaúcho, além de eventos técnicos voltados à agricultura familiar e apresentações artísticas. Mais informações em https://salgadofilho.pr.gov.br

TRADIÇÃO NO CENTRO-OESTE – A Festa Nacional do Carneiro no Buraco é uma verdadeira instituição paranaense. Realizado em Campo Mourão, no Centro Oeste do estado, desde 1990, o evento chega à sua 28ª edição e o prato típico do município será servido no dia 9 de julho, um domingo – este ano, em um novo formato: o prato não será servido em um único local, mas em vários locais estabelecidos pelas entidades parceiras. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://tickey.com.br/organization/carneiro-no-buraco.  

Além disso, nos dias 7 e 8 (sexta e sábado), a festa promove também shows com as duplas sertanejas João Bosco & Vinicius e Cezar e Paulinho. Ambas as apresentações serão na Praça São José, a partir das 21 horas.  

INVERNO E FOLCLORE NA CAPITAL – Capital mais fria do Brasil, Curitiba atrai muitos turistas de todo o Paraná e de todo o Brasil nessa época do ano. E de 7 a 16 de julho, a cidade recebe a 11ª edição do já tradicional Festival de Inverno do Centro Histórico. Com o tema “Raízes Culturais”, o evento acontecerá em estabelecimentos dos bairros Centro e São Francisco, com sopas a preço fixo de R$ 23,90, caminhadas guiadas, workshops e muitas atrações culturais gratuitas.

Também na Capital, acontece a 61ª edição do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, um dos mais tradicionais e longevos festivais folclóricos do Brasil. As apresentações de danças típicas acontecem de 3 a 13 de julho, no grande auditório do Teatro Guaíra. Idealizado e organizado por grupos folclóricos locais, o evento é realizado desde 1958. Pela importante contribuição à cultura local, na década de 1980, o Governo do Paraná inseriu o Festival no calendário oficial do Estado. A programação está em https://www.teatroguaira.pr.gov.br/Evento/61o-Festival-Folclorico-e-de-Etnias-do-Parana.  

BAILE DO TEXAS – Considerada uma das maiores feiras do Norte Pioneiro, a FeTexas de Jacarezinho é um evento no estilo prestigiado por visitantes de todo o Brasil. Dentro da programação está o famoso Baile do Texas, que atrai turistas de todo o país, especialmente do interior do Paraná e de São Paulo. De 13 a 16 de julho, a festa conta com atrações musicais como Thiaguinho e Zé Neto & Cristiano, parque de diversões, cavalgada, motocross, rodeio e estandes para o comércio. Mais informações em https://www.facebook.com/Fetexas.  

CAPITAL DA CIÊNCIA – Curitiba será a “capital nacional da ciência” entre os dias 23 e 29, semana em que sediará a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 3 câmpus da Universidade Federal do Paraná (UFPR): Centro Politécnico, Complexo da Reitoria e Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade.

Principal evento científico da América Latina, o encontro é promovido ininterruptamente desde 1949, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia.  Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento tem a expectativa de trazer a Curitiba mais de 15 mil pessoas de todas as regiões do Brasil. As centenas de atrações que serão oferecidas ao longo da semana, de manhã até à noite, são abertas para toda a população. No Centro Politécnico será instalada a Alameda Cultural, um espaço dedicado à arte e à cultura com apresentações de música, dança, teatro e exposições. Já a tenda SBPC Jovem 30 Anos abrigará exposições interativas, o Circo da Ciência e espaços temáticos como “Ciência Menina”, “Espaço Robótica” e “Arena Gamer”.  Maiores informações e programação estão em https://sbpc.ufpr.br.