Acessibilidade na Literatura
Juliana Stein lança livro com recursos de acessibilidade em braille na Biblioteca Pública
A exposição procura transmitir a abordagem local, nacional e global do choro, ao destacar que o ritmo transcende atualmente qualquer localidade específica, já que é um gênero que permeia todo o Brasil.
A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) recebe nesta quarta-feira (21), a partir das 17h30, o evento de lançamento do livro “O Verso da Página Contém o Outro Lado”, de Juliana Stein. A publicação traz fotografias, ilustrações e poesias visuais e foi transcrita para o braille pela BPP.
Além da transcrição, a Seção Braille da BPP confeccionou um caderno específico em papel e código braille com as descrições de todas as imagens da obra — são trabalhos inéditos da artista que já representou o Brasil na 55º Bienal de Veneza e 29º Bienal de São Paulo, entre outras mostras no Brasil e no Exterior.
“Com este livro, dou continuidade ao meu trabalho e proponho reflexões em torno do espaço subjetivo da leitura, seja do texto ou da imagem. Meu interesse é investigar o que se manifesta com caráter de traço e se instala nas entrelinhas do que falamos, vemos e representamos sobre o mundo e sobre nós mesmos”, afirma a autora.
Há 10 anos, em 2013, Juliana Stein promoveu suas primeiras oficinas de fotografia para pessoas com deficiência visual com o apoio da Seção Braille e palestras que exploravam técnicas da imagem a partir dos sentidos do toque e da audição. Em 2017, foi curadora da exposição Te Empresto Meus Olhos, produzida pelos alunos da Oficina de Fotografia da BBP.
O “Verso da Página Contém o Outro Lado” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e produzido pelo Instituto Isso Conta.
Serviço
Lançamento do livro “O Verso da Página Contém o Outro Lado”
Sessão de autógrafos com Juliana Stein
Dia 21/6, às 17h30
Hall térreo
Biblioteca Pública do Paraná
Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba – Paraná
41 3221-4900
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h