Recordista

Junta Comercial chega aos 131 anos como uma das mais rápidas do País na abertura de empresas

Este ano, a meta é ser ainda mais ágil, reduzindo o tempo de abertura, hoje na média de 13 horas, para 6 horas. A instituição é também a terceira com maior volume de pedidos de abertura de novos empreendimentos no País. O Paraná registra todos os meses um saldo positivo em surgimento de novos negócios.

Junta Comercial chega aos 131 anos como uma das mais rápidas do País na abertura de empresas
Fachada da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), no centro da capital do Estado.
Foto: JUCEPAR
Publicado em 03/07/2023 às 16:30

Junta Comercial do Paraná (Jucepar) completou neste domingo, 2 de Julho, 131 anos de história e participação no desenvolvimento econômico do Estado. Atualmente, a Jucepar é uma das mais rápidas do País na abertura de empresas e a terceira com maior volume de pedidos de abertura de novos empreendimentos. Este ano, a meta é ser ainda mais ágil, reduzindo o tempo de abertura, hoje na média de 13 horas, para 6 horas.

Criada em 1892 pela Lei estadual n° 32, a Jucepar ajuda a escrever a história do Paraná, já que a maioria das empresas existentes no Estado teve atos registrados na instituição, ganhando vida e personalidade jurídica. “Pode-se dizer que o Paraná começa dentro da Junta Comercial, pois é onde se iniciam as fontes de emprego e renda direta e de geradoras de tributos que movem a economia. Intrínsecas à Jucepar, estão a capacidade, dedicação e entrega de seus servidores e colaboradores”, afirma o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni.

Em maio, a Jucepar bateu mais um recorde no tempo de abertura de empresas: 11 horas e 16 minutos, com um movimento de 4.958 processos no período. Em relação a abril de 2019, último dado consolidado da plataforma Rede Sim, do governo federal, houve redução de quase 3 dias: na época o prazo era de 3 dias e 6 horas. Além disso, o Paraná registra todos os meses um saldo positivo de novos negócios, sendo o número de aberturas sempre superior ao de baixas. Este ano o saldo está em quase 100 mil novos empreendimentos, que se somam às 1,5 milhão de empresas existentes no Estado.

DESCOMPLICA – O cenário atual tem como ponto determinante o Junta Comercial 100% digital, por meio do Programa Descomplica Paraná, implementado em 2019, que visa o desenvolvimento de mecanismos para desburocratização para abertura de empresas e emissão de licenças e alvarás. A Junta 100% Digital foi um marco alcançado em 2020.

Naquele ano, depois de 128 anos, passou a aceitar processos totalmente digitais. O registro de livros e a emissão de todos os tipos de certidões também passaram a ser realizados apenas de maneira online. E neste ano entrou em vigor o Balcão Único da Jucepar, que centraliza em uma única plataforma todas as etapas da constituição de um empreendimento, desde o registro até o licenciamento.

O Empresa Fácil-PR é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.

MOVIMENTO – A média diária de processos que dão entrada na Junta Comercial gira em torno de 1,2 mil, chegando a 1,5 mil em dias mais movimentados. Como atualmente todo o processo é digital pelo Empresa Fácil, a operação é feita 24 horas, todos os dias, sem necessidade de o empreendedor ir a um posto da Jucepar.

“É desafiador olhar para frente e ver o longo caminho que ainda temos a percorrer, mas infinitamente gratificante olhar para trás e ver o que foi construído com esforço e dedicação e saber que temos nossa marca, nosso nome e as nossas mãos”, diz Rigoni.

Jucepar conta com 82 funcionários. Atualmente é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e está tecnicamente integrada com o Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.