Educação
Libras e línguas indígenas: Educação abre PSS para intérpretes e professores
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) anunciou nesta sexta-feira (8) a abertura de um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária de profissionais da educação. Entre as funções estão tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – TILS e professor, professor pedagogo, intérprete de Língua Guarani, Kaingang ou Xetá para atuar na Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Escolas Itinerantes, Centro de Línguas Estrangeiras Modernas e no Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná.
O Edital nº 132/2024 prevê, inicialmente, mil vagas distribuídas pelos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do Estado, podendo ser ampliadas conforme a necessidade da rede estadual. As inscrições começam nesta segunda-feira (11), às 9h, e vão até as 18h de 25 de novembro.
O secretário da Educação, Roni Miranda, ressaltou o impacto positivo desta seleção, ao afirmar que o PSS é fundamental para garantir a continuidade das atividades escolares, respeitando as particularidades culturais e linguísticas dos alunos. “Nosso compromisso é com uma educação inclusiva e de qualidade para todos”, disse.
A seleção será feita por meio de análise de títulos acadêmicos e experiência profissional. As contratações são de caráter temporário, com regime especial (CRES) e benefícios como gratificação por tecnologia e auxílio-transporte. Além disso, o edital reserva vagas para pessoas negras e pessoas com deficiência, conforme a legislação vigente. O cronograma completo, os requisitos e demais informações estão disponíveis no edital.
PROFESSORES – Além desse concurso, a Secretaria da Educação já divulgou o resultado final provisório do PSS que vai contratar professores para a rede estadual em 2025. Os nomes podem ser consultados no site do concurso.