Educação

Mais de 300 mil estudantes da rede estadual se cadastram na Carteira de Trabalho Digital

Mais de 300 mil estudantes da rede estadual se cadastram na Carteira de Trabalho Digital
Publicado em
24/06/2026 às 23:47

O programa coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com o objetivo de aproximar ensino e mercado de trabalho foi um êxito. No período de 30 de março a 12 de junho deste ano mais de 300 mil estudantes realizaram cadastro na Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) e na plataforma Emprega Brasil, por meio do Conexão Empregabilidade.

O objetivo do programa é proporcionar a esses estudantes oportunidades de desenvolvimento profissional, estimulando seu envolvimento com o mundo do trabalho, facilitando sua inserção no mercado formal, fomentando a oferta de vagas de estágio remunerado e programas de aprendizagem profissional, como o Jovem Aprendiz, e políticas públicas voltadas à empregabilidade.

“Nós implantamos um programa pioneiro no Brasil, integrando o registro laboral às escolas”, comemora o governador Carlos Massa Ratinho Júnior. “Em 60 dias, nós fizemos 300 mil carteiras de trabalho. Isso se reflete em impacto positivo no mercado de trabalho, além de ajudar a criar oportunidades para os nossos alunos”, completa.

A ação nasceu a partir do termo de cooperação técnica firmado entre a Seed-PR, a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná (SETR) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e é voltado para jovens a partir de 14 anos que estejam regularmente matriculados ou sejam egressos da rede, em especial aqueles de cursos técnicos e formações profissionalizantes.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o programa ajuda a preparar os alunos da rede para a vida profissional. “No Paraná, nós trabalhamos sempre pensando no futuro do estudante”, explica. “O programa funciona como uma ponte entre a etapa escolar e o desempenho de cidadania, já que a atuação no mercado de trabalho é parte importantíssima desse processo”, conclui.

AUTONOMIA E APRENDIZADO – Por auxiliar na inserção no mercado de trabalho, o programa acaba proporcionando aos estudantes a possibilidade de desenvolverem valores como responsabilidade e respeito, além de estimular a independência financeira.

“É muito bom ter essa autonomia”, destaca Carolina Dobrowolski Gerard, 17 anos, que está na 3ª série do Ensino Médio e desde o ano passado trabalha em um supermercado. “Mas melhor ainda é saber que estou no caminho certo, que vou me formar já preparada para o mercado de trabalho”, reflete.

Já o estudante Eric Eduardo Fernandes Teixeira, 16 anos, enxerga na experiência uma oportunidade de aprendizado constante. “Tem sido tudo muito proveitoso, porque já aprendi muita coisa, como lidar com questões financeiras e de gestão de pessoas, além de ter aprendido a me comunicar melhor”, conta ele, empregado há cerca de 3 meses. “Espero poder transmitir o que tenho aprendido, para motivar outros jovens a seguirem o mesmo caminho e ajudarem a dar um futuro melhor ao país”, conclui Eric.

SOBRE O CADASTRO – A ação de cadastro foi realizada em escolas da rede estadual, com acompanhamento pedagógico, e todo o apoio das equipes gestoras à orientação de alunos e responsáveis. O cadastro tem como objetivo garantir que os estudantes tenham o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital instalado e a conta Gov.br validada. Dessa forma, por meio da Plataforma Emprega Brasil, os alunos podem ser visualizados pelo Sistema Nacional de Empregos (SINE) e candidatar-se gratuitamente a vagas de emprego e cursos de qualificação.

A CTPS Digital é documento único que substitui o modelo físico da Carteira de Trabalho, e é essencial para a participação em processos formais de contratação, registro de vínculos trabalhistas e acesso a programas de aprendizagem profissional.

A iniciativa integra as políticas públicas estaduais voltadas à empregabilidade, sem substituição das atividades pedagógicas regulares.

WhatsApp