Cultura

MON promove em agosto videoconferência sobre o cineasta Serguei Eisenstein

Os inscritos para esta edição do programa Arte para Maiores poderão participar de uma visita mediada e assistir a uma videoconferência com um dos curadores da mostra, Luiz Gustavo Carvalho.

MON promove em agosto videoconferência sobre o cineasta Serguei Eisenstein
Foto: Marcelo Kawase/MON
Publicado em 25/07/2023 às 14:15

O programa Arte para Maiores (APM), direcionado a pessoas com mais de 60 anos, fará em agosto uma imersão pela mostra “Serguei Eisenstein e o Mundo”, em cartaz na Sala 11 do Museu Oscar Niemeyer (MON). Os inscritos poderão participar de uma visita mediada e assistir a uma videoconferência com um dos curadores da mostra, Luiz Gustavo Carvalho.

Os encontros presenciais terão duas edições: nos dias 1°/8 e 8/8, das 14h às 17h. Uma conversa virtual acontecerá em 15 de agosto, das 14h às 15h30. Para se inscrever é necessário preencher o formulário online.

O tradicional programa do MON tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Recentemente, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido pelo Ibram, na Bahia.


EM CARTAZ – “Serguei Eisenstein e o Mundo” comemora os 125 anos de nascimento do cineasta russo. Por meio de um conjunto de desenhos, esboços, fotografias, caricaturas, projeções e objetos, a exposição apresenta parte do processo criativo de um dos diretores mais inovadores e pioneiros da história do cinema. Serguei Eisenstein influenciou grandes cineastas e revolucionou o mundo das imagens com suas múltiplas linguagens.

CONVIDADO – Luiz Gustavo Carvalho é curador, artista e pianista. É o maior especialista na obra de Serguei Eisenstein no âmbito mundial. Fez sua primeira curadoria na França, em 2011. No Brasil, como curador de mais de 80 exposições, apresentou pela primeira vez no país a obra de diferentes artistas visuais.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Encontro Arte para Maiores na exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”

Terça-feira, 1° de agosto – das 14h às 17h

Terça-feira, 8 de agosto – das 14h às 17h

Videoconferência: terça-feira 15 de agosto – das 14h às 15h30

Link para inscrição: bit.ly/APMagosto2023

As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais. A participação é gratuita para

Tópicos