Cultura

Museu Casa Alfredo Andersen promove sarau com dança e poesia nesta sexta-feira

Museu Casa Alfredo Andersen promove sarau com dança e poesia nesta sexta-feira
Publicado em 04/11/2024 às 13:19

O Museu Casa Alfredo Andersen recebe nesta sexta-feira, 1º de novembro, uma programação inédita e gratuita com apresentações de balé, declamações de poesias e música. Intitulado Sarau Corpo & Poesia, o evento começa às 18h30 e, devido ao limite de espaço para 40 pessoas, a entrada será por ordem de chegada. O Sarau será na Sala Rotativa e contará com uma visita guiada com a artista da atual exposição “Segredo da Cor”, Cecifrance Aquino.

A declamação de poesias, que guiam esta programação, serão iniciadas pelo lançamento dos livros “Válvula de Escape”, de Paulo Rams, e “Sarau Poesia de Esquina de Volta ao Ninho”, de Sara Vieira de Camargo. Professor e poeta, Rams, que estará no evento, traz todo a seu universo pessoal no livro, dividido em capítulos que representam momentos em que o poeta manifesta as vivências, memórias, indignações e alegrias da vida pelos ambientes periféricos por onde habitou.

Ele também apresentará o livro de Sara Camargo, que reúne diversas poesias do coletivo literário Sarau Poesia de Esquina.

Também com a participação de Paulo Rams, será aberta a possibilidade de 10 pessoas declamarem suas próprias poesias. Em paralelo, no intervalo entre uma declamação e outra, alunos e alunas do Studio de Dança Carmem Machado irão apresentar coreografias de balé neoclássico e dança contemporânea, intituladas Paysant, Ojorum, Dueto e Espumas ao Vento.

Para completar o evento, o Grupo Vocal Negro fará performances musicais em momentos surpresas para embalar o público em belas e fortes melodias. A organizadora do evento, Silmara Mielke, professora, poeta e dançarina, afirma que o sentimento em promovê-lo é contribuir com a divulgação da cultura. “Acredito que é superinteressante trazer um público diferente para o Museu, promovendo uma troca cultural onde a arte, a dança, a poesia e a música se encontram”.

Luís Vidal, diretor do MCAA, defende a ideia de trazer outras linguagens artísticas para o Museu. Segundo ele, esta é uma forma de introduzir novos públicos ao espaço cultural MCAA. “A troca e expansão cultural que o evento trás com as linguagens de dança, música e poesia vem ao encontro dos princípios de apoio a artistas locais e sensibilização do público para diferentes manifestações artísticas”.

Serviço:

Sarau Corpo & Poesia

Data: 1º de novembro, às 18h30

Museu casa Alfredo Andersen

Endereço: Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba