ecologia

Oficina da Sanepar para produção de sabão ecológico em Turvo está com inscrições abertas

Parceria entre Sanepar e Secretaria da Família contribui para preservação do meio ambiente, a saúde e a geração de renda dos participantes. São ofertadas 30 vagas.

Oficina da Sanepar para produção de sabão ecológico em Turvo está com inscrições abertas
Oficina da Sanepar para produção de sabão ecológico em Turvo está com inscrições abertas. - Foto: Sanepar
Publicado em 22/06/2023 às 8:40

A Sanepar e a Secretaria Municipal da Família e de Desenvolvimento Social de Turvo, no Centro do Estado, estão com as inscrições abertas para uma nova turma de capacitação para a produção de sabão ecológico. A oficina é gratuita e ocorrerá em 28 de junho no Núcleo Arvoredo, no Salão Comunitário da Igreja Católica, a partir das 13h30.

Para participar a inscrição precisa ser feita antecipadamente, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou no Centro de Desenvolvimento Profissional de Turvo. São ofertadas 30 vagas.

A oficina de sabão ecológico faz parte do trabalho educativo realizado pela Sanepar em paralelo às obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário em execução em Turvo.

A gestora da Sanepar Luciana Garcia, que coordena o trabalho com a comunidade, explica que a ação visa reduzir o aporte de óleo de cozinha usado para a rede coletora de esgoto, além de evitar que esse material seja depositado irregularmente no meio ambiente, preservando o solo e a água, além de ser uma oportunidade de economia e geração de renda para as famílias.

“Na oficina, além da perspectiva ambiental, fazemos também uma sensibilização trabalhando na perspectiva de saúde, sobre a importância da redução do consumo de óleo, e também na perspectiva operacional para a nossa rede, evitando entupimentos e refluxos de esgoto”, detalha.

Após essa abordagem, é realizada a prática para a produção de sabão ecológico, onde são fornecidos aos participantes um manual com várias receitas de sabão e todos os materiais necessários.

A primeira oficina de produção de sabão ecológico em Turvo ocorreu no último dia 12, no Jardim Filadélfia, com a participação de 12 mulheres. A parte prática foi ministrada por um morador da cidade, o aposentado Damião Gaspar, contratado especialmente para esta atividade.

Damião trabalha com a produção de sabão ecológico há mais de 30 anos, tendo testado e desenvolvido inúmeras receitas, sempre com foco na reciclagem do óleo de cozinha usado.

Serviço:

Oficina para a produção de sabão ecológico

Data: 28 de junho, quarta-feira

Local: Salão Comunitário da Igreja Católica, Núcleo Habitacional Arvoredo (margens da PR-466)

Horário: A partir das 13h30

Inscrições: No CRAS ou no Centro de Desenvolvimento Profissional de Turvo