Ensino Superior

Paraná reafirma compromisso com o ensino superior no maior congresso nacional da ciência

A Reunião Anual é realizada desde 1949 com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. A solenidade contou ainda com homenagens e premiação para professores e pesquisadores de destaque na produção da ciência no País.

Paraná reafirma compromisso com o ensino superior no maior congresso nacional da ciência
Curitiba, 23 de julho de 2023 - Abertura da 75ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que aconteceu no Teatro Guaira, e contou com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Publicado em 24/07/2023 às 11:15

Autoridades do Governo do Paraná participaram neste domingo (23) da abertura da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Teatro Guaíra, em Curitiba. A solenidade contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; do secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro; do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; do reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, entre outras autoridades.

Para a ministra, o encontro é um orgulho para todos os brasileiros. “As nossas universidades, as instituições públicas de pesquisa são espaços de excelência de produção de conhecimento e que precisam ser respeitados”, afirmou.

Entre as novidades apresentadas para a área da ciência, a ministra anunciou investimentos para o Programa de Incentivo a Fontes Alternativas (Proinfa). “Eu tenho a satisfação de anunciar recursos da ordem de R$ 3,6 bilhões no programa de recuperação e expansão da infraestrutura da pesquisa tecnológica nas universidades e nas instituições de ciência e tecnologia. O Proinfa está de volta”, declarou.

O secretário Aldo Bona reafirmou o compromisso com a ciência e lembrou que o Paraná tem um sistema robusto de ensino superior e de pesquisa. “De acordo com diferentes rankings de avaliação, somos o segundo estado que mais investe em ciência e tecnologia e temos, proporcionalmente, o maior Sistema Estadual de Ensino Superior, composto por sete universidades”, acrescentou.

A solenidade contou ainda com homenagens e premiação para professores e pesquisadores de destaque na produção da ciência no País.


REUNIÃO ANUAL – A Reunião Anual é realizada desde 1949 com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. Este é o maior evento de pesquisa e extensão da América Latina e tem como objetivo debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população. Esta é a sexta edição realizada no Paraná.

Para o presidente da SBPC, a integração de diversos órgãos e setores é parte do projeto para avançar no aprimoramento da ciência. “A SBPC lida com o círculo virtuoso da ciência, tecnologia, inovação, educação, saúde, meio ambiente, cultura, direitos humanos e inclusão social”, afirmou Renato Janine Ribeiro.

O Governo do Estado, por meio da Seti e Fundação Araucária, é parceiro da UFPR, responsável pela organização do evento. Entre os dias 23 e 29 de julho serão realizadas mais de 220 atividades no campus Centro Politécnico da UFPR. A Secretaria, a Fundação Araucária e as sete universidades estaduais terão espaço exclusivos nos dois pavilhões da SBPC.

“O evento da SBPC é um dos momentos mais importantes de reunião da comunidade científica da América Latina. Ele permite tratarmos de questões chaves para a evolução da humanidade. Curitiba recebe essa comunidade de abraços abertos e esse evento trará no decorrer da semana uma série de discussões, de propostas e de encaminhamentos para atuação cada vez mais relevante e intensa junto à sociedade. A Fundação Araucária tem a honra de ser uma das instituições apoiadoras da SBPC no Paraná, pois também é uma forma de reconhecer o trabalho do Estado e seu destaque no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação regional e nacional”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou as parcerias com a Seti como apoiadora e da Secretaria de Estado da Educação com a organização de visitas dos estudantes à SBPC Jovem. “Tivemos um diálogo e uma participação tremenda para além do nosso meio acadêmico para a nossa SBPC Jovem, com apoio da nossa Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria Municipal de Educação. Teremos durante a semana a presença de mais de 16 mil crianças no nosso Centro Politécnico para olhar como é que se faz ciência para estar junto com o nosso pessoal da divulgação Científica”, complementou.

PROGRAMAÇÃO – A programação do estande do Governo do Estado contará com apresentação dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) da Fundação Araucária, que são redes de pesquisadores que se dedicam a temas específicos, como Tecnologia Assistiva, Educação do Futuro e Taxonline (coleções biológicas); da Plataforma iAraucára, direcionada aos cidadãos e organizações que lidam com conhecimento sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); e do Vale do Genoma, ecossistema de inovação voltado à pesquisa genética e inteligência artificial aplicadas à saúde.

Também serão apresentados o programa do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, política pública pioneira no País para acesso ao ensino superior, e projetos estratégicos do Estado para o Ensino Superior, como as Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageunis) e os programas de extensão das universidades estaduais. Confira a programação completa do estande AQUI.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade de abertura o presidente do Tecpar, Celso Kloss; a presidente da Capes, Mercedes Bustamante; o presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos, Vinícius Soares; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; os reitores da UEL, Marta Favaro; UEM, Leandro Vanalli; UEPG, Miguel Sanches Neto; UENP, Fábio Martini; Unespar, Salete Sirino; UTFPR, Marcos Schiefler; IFPR, Odacir Zanatta; UFAbc, Dácio Matheus; Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marcelo Carneiro Leão; entre outros representantes de instituições nacionais, estaduais e municipais.

Serviço:

75ª Reunião da SBPC

Data: de 23 a 29 de julho

Local: Centro Politécnico da UFPR

O evento é gratuito e aberto ao público

Confira toda a programação e outras informações AQUI.