policiamento

Polícia Militar do Paraná dá continuidade a ações em estabelecimentos de ensino do estado.

A ação foi intensificada nessa segunda feira (19/06), com o reforço no policiamento escolar em todo o estado.

Polícia Militar do Paraná dá continuidade a ações em estabelecimentos de ensino do estado.
Foto: PMPR
Publicado em 22/06/2023 às 9:15

A Polícia Militar do Paraná intensificou ainda mais nessa segunda-feira (19/06) o reforço no policiamento escolar em todo estado. O objetivo do emprego o efetivo exercer o policiamento ostensivo com ações preventivas e repressivas por meio de atividades de presença, bloqueios táticos, abordagens policiais, incursões em áreas de degradação social e outras áreas de interesse operacional, com foco na realização de ações de patrulha escolar comunitária, bem como demais medidas afetas ao reforço do policiamento nos estabelecimentos de ensino, públicos e particulares do estado.

“As ações de prevenção e aplicação do efetivo policial militar nos estabelecimentos de ensino já vinham ocorrendo anteriormente, de modo a prevenir qualquer intenção de ataques nas escolas, apesar de sua imprevisibilidade. Além disso, o Batalhão de Polícia de Patrulha Escolar Comunitária irá ainda capacitar monitores de segurança escolares, tratando pontos específicos e estratégicos quanto à segurança nas escolas” afirmou o Coronel Jefferson, Comandante-Geral da PMPR.

No mesmo viés, o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) atua em estreita parceria com as escolas para desenvolver ações previstas na legislação na área da segurança pública, voltadas principalmente à prevenção.
 
Além de atendimento de ocorrências de infrações envolvendo alunos e mediação de conflitos, as equipes ao visitarem as escolas realizam palestras com alunos e com os pais e responsáveis, com temas voltados à segurança, como cuidados nos deslocamentos de casa para escola,  sobre bullying, sobre o trabalho da Polícia, uso de números de emergência, prevenção ao uso de drogas,  o respeito às pessoas, uso consciente das redes sociais, violência na escola, entre outros. 

O resgate de valores tem como objetivo promover discussões e reflexões na comunidade escolar. O foco é fortalecer a convivência na escola e os comportamentos de segurança, além de diminuir a violência, o tráfico e consumo de drogas, a destruição do patrimônio público na escola e no seu entorno.

Quanto às ameaças de ataques às escolas, o BPEC em parceria com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Secretaria de Educação do Paraná (SEED), realizou nos meses de abril e maio um Curso de Capacitação em Segurança Escolar Avançada nos 32 Núcleos Regionais de Educação no estado com diretores das escolas.

A partir do dia 21 de junho,  o BPEC dá início ao curso de formação de monitores de segurança que será realizado com representantes das escolas.
O curso para monitores contará com dez encontros tratando de levantamento da segurança, como é a ação do agressor, oficina com prática para construção de barricadas e posteriormente uma simulação de invasão com os alunos nas escolas.
Esta é a etapa presencial do curso de Capacitação em Segurança Escolar disponibilizado na plataforma de governo em setembro de 2022.