PMPR em Ação

Polícia Militar do Paraná se prepara para integrar os eventos alusivos aos 130 anos do Cerco da Lapa

Instituído pela Lei 13.570, de 21 de dezembro de 2017, o dia 9 de fevereiro é oficialmente reconhecido como o Dia Nacional do Cerco da Lapa. Em celebração aos 130 anos dessa batalha histórica, uma série de eventos cívico-militares estão programados para 3, 7 e 9 de fevereiro de 2024.

Polícia Militar do Paraná se prepara para integrar os eventos alusivos aos 130 anos do Cerco da Lapa
PMPR - Policia Militar do Paraná
Publicado em 02/02/2024 às 15:35

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, nesta quinta-feira (01), uma reunião estratégica visando os eventos comemorativos aos 130 anos do Cerco da Lapa. A discussão abrangeu detalhes sobre a participação da PMPR nos eventos cívico-militares e a segurança dos participantes. Chefes e representantes de algumas das unidades e seções administrativas da PMPR, envolvidos na organização do evento, participaram do encontro e definiram a atuação de cada um dos setores. Estiveram representados na reunião o 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM), , com sede no município da Lapa-PR; o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), a 5ª Seção do Estado-Maior da PMPR, Academia Policial Militar do Guatupê, Câmara Técnica de Cultura e História da PMPR, além do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), Polícia Rodoviária Federal e imprensa. O sr. Lino Júnior, que também é Capitão Veterano do Exército Brasileiro, também participou do encontro como responsável pela produção artística dos eventos.

Instituído pela Lei 13.570, de 21 de dezembro de 2017, o dia 9 de fevereiro é oficialmente reconhecido como o Dia Nacional do Cerco da Lapa. Em celebração aos 130 anos dessa batalha histórica, uma série de eventos cívico-militares estão programados para 3, 7 e 9 de fevereiro de 2024.

O objetivo dessas iniciativas é destacar a relevância desse episódio marcante, no qual o antigo Regimento de Segurança, atual Polícia Militar do Paraná, desempenhou papel crucial. Essa passagem não apenas marcou a história do estado e do Brasil, mas também representa um dos momentos mais emblemáticos dos 169 anos de trajetória da PMPR.

3 de fevereiro de 2024 (sábado):

09h: Academia Policial Militar do Guatupê (APMG)
Programação: Passeio Motociclístico, com concentração na APMG e saída para Lapa-PR às 10h.

19h30: Alameda David Carneiro
Programação: Apresentação do vídeo institucional e encenação artística do Cerco da Lapa.

7 de fevereiro de 2024 (quarta-feira):

18h: Lapa-PR (Praça General Carneiro)
Programação: Exposição de viaturas históricas do acervo do Museu da PMPR.

20h: Lapa-PR (Praça General Carneiro)
Programação: Apresentação da Banda de Música da PMPR.

9 de fevereiro de 2024 (sexta-feira):

10h: Lapa-PR (Panteon dos Heroes)
Programação: Solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia Nacional do Cerco da Lapa.

SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA PMPR NO CERCO DA LAPA

Durante o Cerco da Lapa, o então Regimento de Segurança, atual PMPR, teve papel crucial na resistência contra as tropas federalistas durante a Revolução Federalista de 1893-1895. Sob comando do General Carneiro, a PMPR desempenhou papel ativo na defesa da cidade, formando barricadas e trincheiras.

Naquela época, as forças de segurança no Brasil assumiam tanto o papel de manutenção da ordem quanto ações militares de defesa territorial. A resistência da PMPR durante o Cerco da Lapa desempenhou papel fundamental na consolidação do regime republicano no Brasil, preservando a cidade por um período significativo, apesar das adversidades.

A programação dos eventos busca não apenas relembrar esse momento histórico, mas também valorizar a contribuição da PMPR na construção da identidade do Paraná e do Brasil. A Polícia Militar e demais órgãos envolvidos estão empenhados em realizar uma ação de difusão e valorização histórica e cultural para a comunidade paranaense.

Comunicação Social da PMPR.