Segurança nas Escolas

Polícia Militar realiza operação de retorno às aulas em todo estado.

Operação começou nessa semana, durante o retorno ás aulas. As atividades desempenhadas pela Polícia Militar incluíram o aumento da presença policial nas proximidades das escolas, entre outras medidas.

Polícia Militar realiza operação de retorno às aulas em todo estado.
Foto: PMPR
Publicado em 25/07/2023 às 15:15

Nessa semana a Polícia Militar reforçou o Patrulhamento Escolar em todo o Estado do Paraná, como parte da “Operação Vizinhança Escolar Segura” do BPEC, visando garantir a tranquilidade e segurança dos alunos, professores e funcionários no retorno às aulas após o período de férias de julho.

As atividades desempenhadas pela Polícia Militar incluíram o aumento da presença policial nas proximidades das escolas, abordagens a suspeitos, visitas às escolas para interação com a comunidade escolar, realização de palestras interativas com os alunos, acompanhamento das entradas, saídas e intervalos, além de reuniões com diretores e equipes pedagógicas.

Além do patrulhamento escolar regular, o efetivo administrativo foi reforçado para ampliar o atendimento a estabelecimentos de ensino mais distantes. Por exemplo, em Londrina, equipes adicionais foram direcionadas para visitar escolas localizadas em distritos rurais, onde as equipes regulares enfrentam dificuldades devido à distância.

Em algumas escolas, os policiais conversaram com os alunos em sala de aula, desejando-lhes um bom retorno às aulas e fornecendo dicas de segurança. Em Francisco Beltrão, foram realizadas palestras sobre o tema do bullying, bem como a avaliação da segurança no ambiente escolar, orientando a escola sobre pontos sensíveis na infraestrutura e a dinâmica das relações comunitárias, com enfoque em medidas preventivas de segurança.

Durante a operação, o BPEC também prestou apoio em uma ocorrência em Maringá, na qual um indivíduo entrou em uma escola municipal portando uma faca. O suspeito foi contido por um segurança da escola até a chegada dos policiais do 4º BPM, sendo posteriormente encaminhado para atendimento médico e para a Delegacia de Polícia.

Em um CEEBJA de Ponta Grossa, a equipe da patrulha escolar atendeu a uma situação em que um aluno de 15 anos estava agressivo dentro da escola. A equipe participou de uma reunião com a diretora e os responsáveis pelo aluno, além de registrar um boletim de ocorrência. A equipe também forneceu aconselhamento à família e orientou a direção sobre os procedimentos adequados.

O Major Márcio Rogério Neppel, responsável pelo comando do BPEC e pela operação de volta às aulas, destacou a importância dessa operação para reafirmar o compromisso contínuo do BPEC com a comunidade paranaense. O objetivo principal é proteger as crianças e adolescentes que frequentam diariamente os 7.347 estabelecimentos de ensino em todo o Estado do Paraná.