utilidade pública

Praça de uso compartilhado para esporte e lazer é inaugurada no bairro Prado Velho

Área de quase dois mil metros quadrados, que ficaria ociosa até o início das obras do novo empreendimento das incorporadoras ALTMA e HIEX, foi transformada em um espaço de uso coletivo para a comunidade da região

Praça de uso compartilhado para esporte e lazer é inaugurada no bairro Prado Velho
O HUB ALTMA HIEX fica na Rua Imaculada Conceição e conta quadra de beach tennis e vôlei, além de mini quadra de basquete, que poderão ser usadas gratuitamente pela comunidade durante o dia.
Publicado em 20/06/2023 às 15:25

Será inaugurado no domingo, no dia 25 de junho, o HUB ALTMA HIEX, uma praça de uso comunitário, que terá acesso gratuito para moradores e visitantes do bairro Prado Velho, em Curitiba (PR). O espaço de dois mil metros quadrados, que ficaria ocioso até o início das obras do novo empreendimento das incorporadoras, foi transformado em uma área de lazer, convivência e prática de esportes. 

No terreno, que fica em frente ao campus de uma das mais importantes universidades do estado, será erguido o primeiro condomínio multirresidencial no modelo student housing (moradia estudantil) do Paraná. “A proposta foi fazer a requalificação do terreno para oferecer algo para a vizinhança até que as obras comecem. Na prática, a praça será inteiramente da comunidade até o lançamento do empreendimento. Mas o próprio projeto do condomínio para estudantes universitários prevê a instalação de um espaço aberto à comunidade, com equipamentos de lazer e esporte, além de serviços“, explica o diretor de desenvolvimento imobiliário da ALTMA, Gabriel Falavina. 

No primeiro Domingo no HUB, evento que marca a inauguração oficial do espaço, os visitantes serão recebidos com música ao vivo, food trucks e atrações para crianças, além de aula de ginástica funcional e espaço pet friendly. A programação vai das 10h às 16h. 

Sobre o HUB ALTMA HIEX

O HUB ALTMA HIEX fica na Rua Imaculada Conceição e conta quadra de beach tennis e vôlei, além de mini quadra de basquete, que poderão ser usadas gratuitamente pela comunidade durante o dia. Com módulos que podem ser aproveitados para diferentes atividades, a praça também tem infraestrutura para apresentações artísticas, eventos gastronômicos e encontros organizados pelos moradores da região. O horário de funcionamento da praça será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Assinado pelo Urbideias, o projeto do HUB ALTMA HIEX é parte de uma estratégia de propulsão urbana e prevê a ativação do terreno para gerar experiências antes do empreendimento propriamente dito existir. “O objetivo é que a comunidade da região vá criando um vínculo afetivo com o espaço, que, depois da conclusão do edifício, será transformado em uma praça de uso coletivo permanente. Por isso, pensamos em algo que seja útil para os estudantes e também para os moradores“, explica o arquiteto e urbanista Richard Viana, um dos sócios fundadores do estúdio-laboratório de urbanismo e paisagem.  

A praça tem, ainda, gramado para picnic e living com mobiliário, que inclui módulos multiuso e mesa para estudos. Para servir também de local de eventos, a praça tem infraestrutura pronta para receber palco e telões, espaços para a instalação de banheiros e lavatórios, e entrada de food trucks. A estrutura contempla, ainda, iluminação de LED com automação, que permite a troca das cores dos módulos e foco na iluminação noturna do espaço. “A intenção é melhorar a sensação de segurança na rua e impulsionar o desenvolvimento do comércio local, favorecendo a convivência e valorizando a região. Estamos em contato com representantes da comunidade do entorno da universidade, para pensar ações que realmente favoreçam o bairro. Os projetos no terreno têm a premissa social e vamos, inclusive, direcionar recursos arrecadados, por exemplo, com ingressos para eventos na praça, para ações comunitárias, que incluem a arrecadação de donativos para famílias carentes“, completa Falavina.

Sobre o futuro lançamento ALTMA HIEX

O empreendimento de moradia estudantil das incorporadoras ALTMA e HIEX no Prado Velho será lançado em dezembro de 2023. O local foi escolhido para o projeto inovador do edifício residencial voltado ao público de estudantes da universidade, que terá 170 apartamentos compactos, rooftop com piscina, churrasqueira, salão de festas e uma praça central aberta à comunidade em horário comercial. 

O novo empreendimento pretende ser um espaço de memória e não apenas de moradia. O propósito é que seja referência de habitação para os estudantes, inspirada em modelos internacionais de fraternidade. O ineditismo do projeto começa na definição do público único, o que é atípico para o mercado imobiliário. O nosso produto será para os estudantes da universidade. Nossa premissa é que, primeiro, a praça seja um espaço de convivência, antes do início da construção do empreendimento. Daqui até o lançamento, queremos que a experiência comece“, conclui Falavina.

Tópicos