engenharia e arquitetura

Projetek-UEPG intensifica contato com municípios da AMCG para elaboração de projetos

O Projetek é um projeto do Governo do Paraná, que aprovou a criação de um escritório de engenharia e arquitetura em cada instituição de ensino superior. Na UEPG, a iniciativa acontece desde março deste ano, com trabalho de bolsistas graduados e acadêmicos.

Projetek-UEPG intensifica contato com municípios da AMCG para elaboração de projetos
Projetek-UEPG intensifica contato com municípios da AMCG para elaboração de projetos
Foto: Jéssica Natal/UEPG
Publicado em 12/07/2023 às 10:50

Alinhamento para os próximos passos. Foi com esse objetivo que o Escritório de Projetos de Engenharia e Arquitetura da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Projetek-UEPG) se reuniu novamente com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O encontro definiu os próximos passos da parceria, que irá elaborar projetos arquitetônicos e estruturais para os municípios da associação.

O Projetek é um projeto do Governo do Paraná, que aprovou a criação de um escritório de engenharia e arquitetura em cada instituição de ensino superior. Na UEPG, a iniciativa acontece desde março deste ano, com trabalho de bolsistas graduados e acadêmicos. O objetivo principal é fazer projetos de edificações públicas para municípios com menos de 30 mil habitantes.

“Temos reuniões com a AMCG desde o ano passado para estreitar os laços, definir um responsável técnico por prefeitura e decidir quais demandas reais as prefeituras teriam”, explica a coordenadora do Projetek na UEPG, professor Patrícia Kruger. “A AMCG entra como uma parceira e um órgão que busca fazer o contato com as prefeituras para que o projeto possa funcionar de uma forma mais técnica”.

Para Patrícia, o contato direto da universidade com o Poder Executivo supre demandas essenciais. “Assim, com esses projetos em mãos, essas cidades podem participar de processos licitatórios e pleitear verbas”, afirma. As demandas das cidades estão na mesma fase de elaboração de projetos. “Já entramos em contato com os responsáveis técnicos de cada prefeitura e solicitamos a documentação para iniciar as conversações e propostas de desenvolvimento dos anteprojetos”.

A presidente da AMCG, Elisangela Pedroso, destaca que o encontro serviu para orientar as prefeituras sobre o projeto. “Temos dez municípios que foram escolhidos para ter uma assessoria total de projetos e o papel da AMCG será orientar sobre importância desse auxílio”, reforça.

Segundo ela, que é prefeita de Carambeí, um dos grandes desafios dos pequenos municípios é a elaboração de projetos estruturais. “O Projetek vem justamente para trabalhar nessas áreas, além de orientar na questão documental, por isso da importância desse projeto oportunizado aos municípios”, complementa.

Enquanto o trabalho com os municípios está em fase inicial, o Projetek-UEPG também trabalha no planejamento e documentação.