facilidade e comodidade

Projeto de Bancas Itinerantes do Detran-PR chega a mais cinco cidades neste mês de Junho

Iniciativa é para atender candidato que deseja realizar o exame de habilitação em locais que não possuem o serviço.

Projeto de Bancas Itinerantes do Detran-PR chega a mais cinco cidades neste mês de Junho
Foto: Detran-PR
Publicado em 21/06/2023 às 8:45

Durante o mês de junho, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) leva o projeto Bancas Itinerantes em uma parceria com o Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores, para exames práticos de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para mais cinco cidades do estado. Os municípios de Alto Piquiri, Ivaté, Tamarana, Sengés e Capitão Leônidas Marques recebem a iniciativa que tem finalidade de aproximar o serviço dos cidadãos em locais que não possuem Ciretrans.

Desde o início do projeto, em 2022, o Detran-PR já levou o serviço a mais de 20 municípios do estado, e no último mês as cidades de Jaguapitã, São João do Ivaí e Marquinho receberam o projeto. As bancas possuem o objetivo de disponibilizar exames práticos em cidades localizadas a partir de 40km de distância das Ciretrans pertencentes, evitando o deslocamento.

“Oferecemos à população mais de 80 serviços de forma online. Mas, para os exames práticos, não temos como fugir do serviço presencial. Entendendo esta necessidade, criamos as bancas itinerantes, que percorrem diferentes cidades do Paraná, desburocratizando o acesso aos cidadãos. Na prática, ao invés de deslocarmos 20, 30 candidatos para uma Ciretran, nós deslocamos apenas um examinador que vai até aonde a demanda existe”, comenta o diretor-presidente, Adriano Furtado.

A ideia é concentrar, em apenas um dia, os testes nas regiões que não possuem uma Ciretran para aplicação dos mesmos. “Levar ao cidadão praticidade e comodidade está sendo a prioridade do Governo do Estado”, finaliza.

Para a conclusão dos exames, as bancas utilizam locais credenciados como o Centro de Formação de Condutores (CFC) do munícipio, para aplicação dos exames práticos e a verificação biométrica.

Atualmente, cerca de 100 Ciretrans atendem os 399 municípios do estado. Com a criação do serviço, houve maior conforto e agilidade aos cidadãos paranaenses, além da diminuição de custos para a emissão do documento e facilidade no atendimento ao candidato.

Os municípios que receberam as bancas itinerantes até o momento foram: Agudos do Sul; Bituruna; Cândido de Abreu; Carlópolis; Enéas Marques; General Carneiro; Inácio Martins; Santa Fé; Salgado Filho; Itapejara do Oeste; Nova Esperança do Oeste; Mandirituba; Roncador; Mallet; Palmeira; Ventania; Antonina; Morretes; Jaguapitã, São João do Ivaí e Marquinho. Além das cidades de Alto Piquiri, Ivaté, Tamarana, Sengés e Capitão Leônidas Marques que estão recebendo neste mês.

Acompanham as Bancas Itinerantes o presidente do Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores, Justino Rodrigues da Fonseca, o Coordenador do Núcleo de Unidades Descentralizadas, Valmir Moreski, Coordenador da Coordenadoria de Habilitação, Larson Orlando, os chefes de Ciretrans e autoridades locais.