Premiação e Incentivo

Projeto educativo premia alunos de Paranaguá por desenhos e frases sobre o porto

Concurso de Desenho com Frase é uma ação voluntária da empresa pública. Ação envolveu no primeiro semestre deste ano 709 crianças de 5ª série da rede municipal de ensino.

Projeto educativo premia alunos de Paranaguá por desenhos e frases sobre o porto
Projeto Porto Escola premia alunos de Paranaguá por desenhos e frases sobre o porto.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Publicado em 07/07/2023 às 9:20

A edição do primeiro semestre de 2023 do projeto Porto Escola foi encerrada nesta quinta-feira (06) com a premiação do Concurso de Desenho com Frase. Doze alunos de escolas municipais de Paranaguá tiveram sua arte selecionada. Além de receberem o próprio desenho e frase impressos em placas gráficas, também ganharam um passeio pela Baía de Paranaguá.

Neste semestre, o projeto envolveu 709 alunos de 5ª série da rede municipal de ensino de Paranaguá. A cada visita, fica o desafio: ter inspiração para retratar – com desenho e palavras – um pouco do que viram e aprenderam nos portos. A premiação aconteceu do auditório Emir Roth, no Palácio Taguaré, sede administrativa da Portos do Paraná.

Segundo a responsável pelo projeto, a bióloga e analista portuária Jaqueline Dittrich, da empresa pública, a solenidade é uma forma de valorizar alunos, professores e escolas que se engajam na proposta. “O Porto Escola é considerado uma ação voluntária que o porto desenvolve e aplica na cidade para abrir espaço para as crianças conhecerem o porto, entrarem no cais e saberem como funciona a rotina da atividade portuária, a principal do município”, afirmou.

Entre os temas abordados com os alunos que visitam o porto ao longo do ano estão meio ambiente, a importância econômica e social do porto e, também, noções básicas sobre as regras de saúde e segurança, além da importância do uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

“É uma imensa felicidade essa parceria entre a Portos e a prefeitura. As crianças se sentem valorizadas, entendem como funciona todo esse processo, até porque 80% dos familiares trabalham e dependem do porto”, destacou a chefe de Departamento do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, Emanuelle Rueda.

Antonelli Floriano, chefe de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, salienta que o Porto Escola acrescenta muito nas questões pedagógicas. “As crianças têm pais que trabalham no porto e vivenciam isso. Para elas, poder vir, fazer o passeio, saber como funciona a questão dos navios e dos caminhões, é algo que marca”, complementou.

Além da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto Porto Escola conta com o apoio das empresas aLBriggs, Cia Ambiental, PME, Pasa, e Paranaguá Pilots.

PROGRAMA – O Porto Escola é promovido ao longo de todo o ano com alunos de 5ª série da rede municipal de ensino. O projeto conta com palestra e visita ao cais e promove a educação econômica, ambiental e social. As crianças têm contato com a dimensão, realidade e a importância das atividades portuárias e da preservação do meio ambiente neste contexto. Em Paranaguá, o Projeto Porto Escola começou em 2015 e, em Antonina, em 2017.

Conheça os vencedores do concurso e suas respectivas escolas: