paraná

Projeto que declara Música Cristã Gospel Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná é aprovado pela CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a constitucionalidade do Projeto de Lei 357/2023, de autoria da deputada Cantora Mara Lima .

Projeto que declara Música Cristã Gospel Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná é aprovado pela CCJ
A deputada cantora Mara Lima, que tem 40 anos de ministério e conhece bem a indústria musical religiosa, destaca a importância do reconhecimento desse gênero musical como Patrimônio Cultural do Estado do Paraná: “A música gospel é uma ferramenta cultural muito eficiente de evangelização e divulgação da Palavra de Deus. É uma manifestação cultural legítima e pura expressão de fé e devoção”, disse. - Créditos:Valdir Amaral/Alep
Publicado em 28/06/2023 às 15:50

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a constitucionalidade do Projeto de Lei 357/2023, de autoria da deputada Cantora Mara Lima (REPUBLICANOS), junto com outros deputados, que declara “Música Cristã Gospel Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná”. 

O objetivo é reforçar a importância que esse gênero musical passou a ter nos últimos anos.

“A música cristã gospel é uma manifestação cultural de origem religiosa, um gênero musical composto e produzido para expressar a crença cristã, individual ou comunitária. A música gospel é composta e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, principalmente com o motivo religioso ou cerimonial”, traz a justificativa do projeto. 

A deputada cantora Mara Lima, que tem 40 anos de ministério e conhece bem a indústria musical religiosa, destaca a importância do reconhecimento desse gênero musical como Patrimônio Cultural do Estado do Paraná: “A música gospel é uma ferramenta cultural muito eficiente de evangelização e divulgação da Palavra de Deus. É uma manifestação cultural legítima e pura expressão de fé e devoção”, disse.

Prêmios e Festivais

A música cristã contemporânea tem recebido investimentos de grandes gravadoras. Em 2011, o Troféu Promessa, criado com o apoio da Rede Globo, passou a premiar os talentos da música gospel. Também, foi criado o Festival Promessas, que reúne conhecidos cantores e grupos musicais gospel.  Temos ainda o Festival VEM – Voz, Evangelização e Música.  Neste segmento musical, o Estado do Paraná tem revelado grandes artistas para o Brasil e para o mundo.

Tópicos