obras públicas

Rotatórias começam a tomar forma em obra do novo Viaduto do Bradesco, em São José dos Pinhais

Novas vias marginais e rotatórias vão receber o tráfego de veículos da BR-376 futuramente, permitindo a implantação do novo viaduto em São José dos Pinhais.

Rotatórias começam a tomar forma em obra do novo Viaduto do Bradesco, em São José dos Pinhais
Rotatórias começam a tomar forma em obra do novo Viaduto do Bradesco
Foto: DER
Publicado em 14/07/2023 às 15:15

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), atingiu a marca de 30% de execução do novo viaduto no entroncamento da BR-376 com a Rua Joinville e Alameda Bom Pastor, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A obra é conhecida localmente como Viaduto do Bradesco devido à proximidade de uma agência bancária.

Os trabalhos estão concentrados na terraplenagem e pavimentação das novas vias marginais e rotatórias, que em uma etapa futura irão receber o tráfego de veículos da rodovia federal, permitindo o início da implantação da estrutura do viaduto.

Também foram iniciados os serviços de contenções em terra-armada e a execução das estacas da infraestrutura do viaduto, ambos possíveis sem interferir diretamente no tráfego da BR-376. Aproximadamente 90% das placas de contenção já foram executadas, bem como todas as vigas longarinas do viaduto, armazenadas no canteiro da obra.

A implantação de dispositivos de drenagem e obras de arte corrente, para lidar com águas da chuva e águas subterrâneas no local, permanecem os serviços mais avançados nesta etapa, com cerca de 70% de conclusão.


PROJETO – O viaduto é uma das obras mais importantes em execução em São José dos Pinhais. Ele é custeado pelo Governo do Paraná, com investimento de R$ 33.639.768,42. A obra teve seu projeto elaborado pela prefeitura do município, que foi doado ao DER/PR para execução.

O projeto prevê a elevação das pistas de rolamento da BR-376 para o tráfego de longa distância, com o trânsito de veículos das vias municipais pela passagem inferior do viaduto e por meio de duas rotatórias na altura das ruas Joinville e Alameda Bom Pastor. Isso evitará os congestionamentos e longos períodos de espera na interseção atual, o que garantirá mais segurança aos usuários.

A região concentra casos recorrentes de congestionamento, principalmente na alta temporada. A obra vai garantir rapidez de acesso aos bairros para moradores locais e agilizar o deslocamento dos viajantes rumo Curitiba ou Santa Catarina.