MAIS MÉDICOS

Secretaria da Saúde realiza reunião técnica de atualização do programa Mais Médicos

Objetivo é o alinhamento com as equipes das Regionais de Saúde e do Cosems sobre as mudanças do programa, a partir de novas regras estabelecidas pela Portaria Interministerial do Ministério da Saúde e Ministério da Educação.

Secretaria da Saúde realiza reunião técnica de atualização do programa Mais Médicos
Foto: SESA
Publicado em 20/06/2023 às 16:00

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), realizou nesta quinta-feira (15) uma reunião técnica de atualização do programa Mais Médicos no Paraná. Participaram cerca de 60 profissionais das 22 Regionais de Saúde e do Cosems.

O objetivo é revisar as mudanças com base na atualização das novas regras do Mais Médicos, conforme a Portaria Interministerial do Ministério da Saúde e Ministério da Educação nº 604, de 16 de maio de 2023. A carga horaria saiu de 40 para 44 horas semanais e o período do contrato que passou de 3 para 4 anos, por exemplo. Outros pontos dizem respeito à licença maternidade/paternidade, afastamento pelo INSS e possibilidade de abater a dívida do FIES em até 90%.

O secretário da Saúde, Beto Preto, participou da reunião e falou sobre a importância da iniciativa. “Essa reunião foi fundamental para alinharmos as expectativas com os técnicos das Regionais e do Cosems e, consequentemente, conseguirmos acolher estes profissionais de uma maneira mais efetiva”, disse.

Os aprovados no programa devem começar a se apresentar nos municípios a partir de sexta-feira (16), depois da divulgação do resultado oficial, que está marcada para esta quinta.

A Sesa também está preparando um acolhimento voltado diretamente para os profissionais. Serão 327 médicos neste novo ciclo do programa, atuando em 148 municípios. Além desses, participarão também do processo de acolhimento os profissionais que já atuam nos municípios pelos ciclos anteriores do Mais Médicos e os médicos que tiveram seus contratos renovados pelo programa, totalizando 538 profissionais.

Tópicos