Noroeste

Shows com artistas locais abrem programação musical do Verão Maior no Noroeste do Estado

Apresentações vão ocorrer até 3 de fevereiro, sempre nos fins de semana, nos balneários do Rio Paraná. Acadêmicos contratados e estrutura do Governo do Estado acolhem os turistas.

Shows com artistas locais abrem programação musical do Verão Maior no Noroeste do Estado
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Publicado em 08/01/2024 às 9:30

O primeiro fim de semana de janeiro marcou o início da programação de shows locais na Costa Noroeste do Paraná, que seguem por todos os fins de semana do mês e se encerram em 3 de fevereiro. A ação faz parte das atividades do Verão Maior Paraná promovidas pelo Governo do Estado nos municípios às margens do Rio Paraná.

Na sexta-feira (5), o músico Almir Cordeiro se apresentou no palco montado na orla de Porto São José, em São Pedro do Paraná. O local recebeu o show do grupo sertanejo Eletroacústico no sábado (6), enquanto o cantor de pagode Allan de Oliveira se apresentava no palco da orla de Porto Rico. Nos dois locais, os acadêmicos do Verão Maior abriram os shows com suas coreografias para movimentar o público.

Natural da cidade vizinha de Loanda, Almir Cordeiro está no ramo musical há 25 anos e disse se sentir honrado por participar da programação do Verão Maior. “É um incentivo para quem vive de cultura, além de atrair mais gente para as nossas cidades. Passamos por um tempo difícil na pandemia, tivemos que repensar muitas coisas, então é muito bom ter essa oportunidade de estar próximo das pessoas, poder fazer acontecer novamente”, disse. “Ter o governo incentivando os músicos locais ajuda a dar aquele ‘up’ na nossa carreira, valoriza a nossa correria, que nem sempre é fácil”.

Os quatro amigos que formam o grupo Eletroacústico — Maycom Pomaro, Adriano Martins, Jefferson Tarifa e Wilson Vieira — também são de uma cidade próxima aos balneários, Santa Cruz de Monte Castelo, e iniciaram a trajetória em 2016, tocando para amigos em churrascos.

“Começamos a nos reunir em eventos de família e churrascos de amigos, mas depois de um tempo resolvemos nos profissionalizar. Passamos a tocar em eventos corporativos, das prefeituras e agora estamos no palco Verão Maior Paraná”, contou Adriano Martins. “Ficamos muito felizes pelo convite, espero que as pessoas também tenham gostado. Acho iniciativa sensacional, a região precisa disso, principalmente a classe artística daqui”.

O cantor Allan Oliveira, que já participou de programas de TV nacionais, esteve pela primeira vez na Costa Noroeste do Paraná. Em duas semanas, ele retorna para se apresentar em Porto São José e também se apresentará no Litoral do Paraná nesta temporada. Natural de Londrina, ele começou a cantar na igreja com 11 anos de idade e agora consolidou a carreira no pagode.

“Eu me apresento nos barzinhos da região, faço muitos eventos corporativos, casamentos, formaturas e agora estou nos eventos do Governo do Estado, é um prazer”, disse. “Esse projeto é sensacional, é maravilhoso. É algo que tem que acontecer todos os anos porque incentiva a cultura, o esporte, o lazer, a qualidade de vida das pessoas, e isso é maravilhoso”.

PÚBLICO – O casal Adeir e Maria Cláudia de Souza viajou por quase três dias, em uma distância de mais de 2,5 mil quilômetros desde Ariquemes, em Rondônia, para aproveitar o verão no Noroeste do Paraná. “Está sendo muito bom, as pessoas são muito receptivas. Essa oportunidade, de curtir um show com a família é maravilhosa. Sei que por trás de um evento desses tem toda uma estrutura de preparo para receber as pessoas. Valeu a pena essa viagem”, afirmou Adeir.

A agricultora Lilian Bomfim, de 42 anos, veio de Campo Mourão para encontrar a filha, que é uma das acadêmicas contratadas para fazer a recreação da população. Pela primeira vez na Costa Noroeste, aproveitou para conhecer as ilhas e prainhas e também para curtir um pagode em Porto Rico. “Estou gostando demais das danças, de tudo o que foi preparado para quem vem aproveitar o verão. Isso é muito bom, traz mais gente para as cidades”, elogiou.


PROGRAMAÇÃO – As atrações musicais gratuitas se unem a outras estruturas montadas pelo Governo do Estado na Costa Noroeste, que recebe atividades esportivas, recreativas e culturais, como beach tennis, futebol de areia, vôlei de praia, futevôlei, dança, pintura facial e atividades de palco. O efetivo da segurança pública também foi reforçado para garantir uma temporada tranquila para a população.

No próximo fim de semana, quem vai animar os veranistas será a cantora Leila Muniz, que se apresenta na sexta-feira (12) em Porto São José. Porto Rico recebe no sábado (13) o grupo União do Samba. Também irão se apresentar nas duas cidades, ao longo da temporada, a cantora Sarah Milani, a dupla Ricky & Gleicy, o músico Sérgio Torrente e Banda e a Banda da Polícia Militar do Paraná. A programação se inicia por volta das 20h.

Confira a programação completa:

São Pedro do Paraná – calçadão da orla

Sexta-feira (12/01) – Leila Muniz

Sábado (20/01) – Allan Oliveira

Sexta-feira (27/01) – Ricky e Gleicy

Sexta-feira (02/02) – Banda da Polícia Militar do Paraná

Sábado (03/03) – Sarah Milani

Porto Rico – Avenida Beira Rio

Sábado (13/01) – União do Samba

Sexta-feira (19/01) – Rick e Gleicy

Sábado (27/01) – Sérgio Torrente e Banda

Sexta-feira (02/02) – Almir Cordeiro

Sábado (03/02) – Banda da Polícia Militar do Paraná

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.