Música

Teatro Guaíra recebe programação da mostra vocal Vozzes em julho

Com ingressos populares, a programação acontece também em agosto no Teatro Regina Vogue. O projeto vocal reúne os grupos Barbatuques , Ordinarius e Curitibôcas em julho e outros três grupos em agosto.

Teatro Guaíra recebe programação da mostra vocal Vozzes em julho
Mostra vocal Vozzes anuncia programação em Curitiba Foto: José de Holanda
Publicado em 18/07/2023 às 11:00

Curitiba recebe entre os dias 22 e 23 de julho e 17 e 19 de agosto o Projeto Vozzes – um importante instrumento da história e legado do canto popular. Após edição em São Paulo, a mostra chega no Sul com três espetáculos com grupos vocais emergentes do Brasil. Os shows serão em duas edições nos espaços do Teatro Guaíra e Teatro Regina Vogue em horários noturnos, com exceção do espetáculo infantil do grupo Barbatuques, uma referência na pesquisa de percussão corporal.

Com base em pesquisas cuidadosamente pensadas e escolhidas, os grupos de diferentes formações e linhas de trabalho foram escolhidos de acordo com características estéticas, procurando manter uma sintonia com o conceito do Vozzes, sem deixar de lado a singularidade e originalidade de cada um.

Uma das novidades na edição em Curitiba é a apresentação de importantes núcleos vocais pela primeira vez na cidade. É o caso do grupo vocal Ordinarius que apresenta ao público um repertório variado e a voz como instrumento principal. Os arranjos inéditos e exclusivos são do diretor musical Augusto Ordine. As músicas em alguns momentos são executadas à capela e em outros momentos enriquecidas com violão, cavaquinho e percussões variadas.

Considerado um dos mais importantes conjuntos vocais da atualidade, o Ordinarius abrange o cancioneiro popular nacional e internacional, desde o pop americano de Stevie Wonder, o rock dos Beatles, até a bossa nova de Johnny Alf, o choro de Ernesto Nazareth e o samba de Gilberto Gil. “Para o Ordinarius é uma oportunidade maravilhosa participar do Vozzes, projeto que valoriza a prática dos grupos vocais, tão presentes na história da nossa Música Popular e tão pouco reverenciados nos dias de hoje”, diz Augusto Ordine.

Ainda na edição de julho, apresenta-se o grupo vocal Curitibôcas, fundado na tradicional escola de música Paideia, com direção de Dirceu Saggin. O grupo apresenta o espetáculo “Rosas para Noel”, dedicado ao cancioneiro de Noel Rosa.

OFICINAS GRATUITAS – Além do espetáculo, o sexteto Ordinarius traz no domingo (23 de julho) um workshop com proposta de uma vivência musical onde será trabalhado o canto em grupo tendo como base o projeto Ordinarius. Os cariocas, que contam com oito CDs dedicados à Música Popular Brasileira, propõe exercícios corporais e rítmicos que trabalham o suingue brasileiro e vocalizes e cânones que exercitam afinação, ouvido harmônico e timbragem dos cantores.

Além disso, os alunos terão a oportunidade de aprender um arranjo exclusivo do grupo e de conhecer “por dentro” outros que serão mostrados ao vivo, com explicações do arranjador. A oficina esta marcada para às 10h e acontecerá no auditório da Unespar, no bairro Cabral. As inscrições são via e-mail ([email protected]). Vagas limitadas.

Serviço:

PROGRAMAÇÃO MOSTRA VOZZES – JULHO

Barbatuques em “Barbatuquices” (infantil)

Data: 22 de julho

Horário: 15h

Grupo Vocal Curitibôcas

Data: 22 de julho

Horário: 20h

Grupo Vocal Ordinarius

Data: 23 de julho

Horário: 19h

Local: Teatro Guaíra (Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha – Centro – Curitiba)

Ingressos: a partir de R$ 7,50 no Disk Ingressos. Ingressos promocionais para os três dias de espetáculos.

PROGRAMAÇÃO MOSTRA VOZZES – AGOSTO

Vocal Brasileirão

Data: 17 de agosto

Horário: 20h

Cobra Coral

Data: 18 de agosto

Horário: 20h

Be Bossa

Data: 19 de agosto

Horário: 20h

Local: Teatro Regina Vogue

Ingressos: a partir de R$ 7,50 no Disk Ingressos ou bilheteria do teatro.

Tópicos