última chance para esse ano

UEM divulga 3ª etapa do processo de vagas remanescentes de graduação

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio pode participar. São 666 vagas em cursos presenciais e 145 em cursos EaD, totalizando 811 vagas.

UEM divulga 3ª etapa do processo de vagas remanescentes de graduação
UEM divulga 3ª etapa do processo de vagas remanescentes de graduação Foto: UEM
Publicado em 17/07/2023 às 9:10

A Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulga a chamada única da terceira etapa do Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes para ingresso no ano letivo de 2023, e que prevê uma nova forma de ingresso por meio do Histórico Escolar e uma Redação, a ser redigida de forma on-line no formulário de inscrição.

São 666 vagas em cursos presenciais e 145 em cursos EaD, totalizando 811 vagas. As inscrições serão feitas no site da DAA nos dias 17, a partir das 10h, e 18 de junho, até as 23h59. O candidato precisa indicar, no ato da inscrição, até cinco cursos, em ordem de preferência, para os quais deseja concorrer para vaga remanescente.

A redação deverá ser redigida durante o preenchimento do Formulário de Inscrição. Com valor de zero a 100 pontos, o tamanho estabelecido para o texto é de 10 a 15 linhas digitadas (aproximadamente 850 a 1300 caracteres). Os critérios para a avaliação são a capacidade de produzir o que foi solicitado, atendimento à modalidade culta da língua escrita e a capacidade de estabelecer relações entre ideias na organização textual.

O resultado será divulgado até 21 de julho. Os aprovados deverão realizar a matrícula, exclusivamente no site da DAA, entre os dias 21 a 23 de julho. Os documentos obrigatórios para a efetivação da matrícula são: certidão de nascimento ou casamento; documento de identidade (RG ou CHN) e histórico escolar do Ensino Médio com certificado de conclusão.

Os classificados para o curso de Graduação em Música, em qualquer uma de suas habilitações, devem ser submetidos à prova de habilidades específicas.

O Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes é gratuito e o ingresso no curso será imediato.

Confira as vagas disponíveis:

Câmpus-sede – Maringá

Administração; Bioquímica; Ciências Econômicas; Ciências Sociais – Licenciatura; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção – Agroindústria; Engenharia Elétrica; Engenharia Química; Estatística; Farmácia; Filosofia; Física – Bacharelado; Física – Licenciatura; Geografia – Bacharelado Noturno; Geografia – Licenciatura Matutino; Geografia – Licenciatura Noturno; História Matutino; Letras – Inglês – Licenciatura/Bacharelado; Letras – Português/Francês – Licenciatura; Letras – Português – Licenciatura; Matemática – Bacharelado; Matemática – Licenciatura; Música – Bacharelado – Composição; Música – Bacharelado – Contrabaixo; Música – Bacharelado – Flauta Transversal; Música – Bacharelado – Violão; Música – Bacharelado – Regência; Música – Licenciatura – Educação Musical; Pedagogia Matutino; Pedagogia Noturno; Química – Bacharelado; Química – Licenciatura e Zootecnia.

Câmpus Regional de Cianorte

Ciências Contábeis, Design, Moda e Pedagogia.

Câmpus do Arenito – Cidade Gaúcha

Engenharia Agrícola.

Câmpus Regional de Goioerê

Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil, Física – Bacharelado em Física Médica e Física – Licenciatura.

Câmpus Regional do Vale do Ivaí – Ivaiporã

Educação Física, História e Serviço Social

Câmpus Regional de Umuarama

Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção Civil e Tecnologia em Meio Ambiente.

Modalidade de Educação a Distância/Polo

Ciências Biológicas: Astorga, Goioerê, Nova Londrina, Sarandi, Assaí e Londrina.

Física: Goioerê, Umuarama, Londrina e Pato Branco.

História: Astorga, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Cruzeiro do Oeste, Tamarana.

Letras: Assaí, Astorga, Flor da Serra do Sul, Jaguapitã e São João do Ivaí.

Tecnólogo em Gestão Pública: Paranavaí, Nova Londrina, Astorga e Faxinal.

Outras informações podem ser obtidas no site do DAA ou no Edital que regulamente esse processo seletivo.