Ciência

UEPG leva projetos inovadores para a semana da 75ª Reunião Anual da SBPC

O estande da UEPG terá a participação dos cursos de Engenharia de Computação, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos e Física. Também participará a Biblioteca Central; a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi); e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex).

UEPG leva projetos inovadores para a semana da 75ª Reunião Anual da SBPC
UEPG leva projetos inovadores para a semana da 75ª Reunião Anual da SBPC
Foto: Luciane Navarro/UEPG
Publicado em 24/07/2023 às 11:45

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participa da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece nesta semana. Este ano o tema do evento é “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. O evento acontece no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ele tem como objetivo reunir pesquisadores e alunos e divulgar a ciência que acontece em universidades de todo o Brasil. A Reunião traz programação científica composta por mais de 220 atividades, com 131 debates presenciais e 93 virtuais, além de 600 palestrantes de diferentes universidades.

O estande da UEPG terá a participação dos cursos de Engenharia de Computação, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos e Física. Também participará a Biblioteca Central Prof. Faris Michaeli; a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), representada pelo Clube da Robótica; e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), levando atrativos sobre o Festival Nacional de Teatro (Fenata) e o Festival Universitário da Canção (FUC).

Durante o evento, os cursos e representantes da UEPG apresentarão atividades correspondentes à sua área de estudo e trabalho.

Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), enaltece a participação das universidades estaduais de maneira proativa, sendo um grande diferencial, e também reforça a presença da UEPG no SBPC. “Estaremos mostrando algumas das várias inovações na área da ciência que são desenvolvidas pela nossa instituição. É o momento de mostrarmos o que fazemos aqui e celebrarmos a ciência”, afirma.

Durante a SBPC, acontece o ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação com a participação de mais de 50 expositores, entre universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e empresas. A semana também traz o espaço SBPC Jovem, com exposições interativas, oficinas científicas e bate-papos com cientistas; e a SBPC Cultural, com programação musical, artística e cultural.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. O estande da UEPG estará localizado dentro do pavilhão da SBPC Jovem, que fica aberto das 8h30 até 17h30.


EVENTO – As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 ininterruptamente, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Tópicos