Apoio Aéreo

Unidade aérea da Polícia Militar forma novos operadores aerotáticos

Ao todo, 24 alunos concluíram o curso, entre policiais e bombeiros militares do Paraná e uma integrante da Polícia Militar de Santa Catarina.

Unidade aérea da Polícia Militar forma novos operadores aerotáticos
BPMOA forma 24 novos Operadores Aerotáticos - Foto: PMPR
Publicado em 21/06/2023 às 15:10

O Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) promoveu nesta quarta-feira (21) a formatura do Curso de Capacitação de Operador Aerotático (COpAer) – Categoria Praças – Turma 2023. O evento ocorreu na sede da OPM no Aeroporto do Bacacheri em Curitiba.

O curso visa adequar a atuação do BPMOA ao Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC 90) em vigor desde abril de 2019, além de aprimorar a execução das atividades desenvolvidas pela unidade, seja em missões policiais de segurança pública, de saúde ou então de defesa civil e socorros públicos. Ao todo, 24 alunos concluíram o curso, entre policiais e bombeiros militares do Paraná e uma integrante da Polícia Militar de Santa Catarina.

Dentre os formandos, destacaram-se a sargento Melania Cristine Giraldi, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), e a cabo Viviane Macari, de Santa Catarina, que são as primeiras mulheres a se formarem operadoras aerotáticas no BPMOA.

“É um curso cheio de informações, bem complexo, que envolve atividades policiais e de bombeiro. Me sinto honrada por ter conquistado isso e agradeço a toda a coordenação pelo apoio e o respeito demonstrado. Nós, como mulheres, fomos tratadas de forma igualitária pela coordenação e isto, para mim, fez toda a diferença”, afirmou a sargento Melania.

Para o comandante do BPMOA, major Márcio Valim de Souza, a formatura destes novos operadores aerotáticos servirá para recompor o efetivo do batalhão. “As atividades desempenhadas por esta unidade, nos últimos tempos, aumentou exponencialmente. Hoje é uma das unidades que mais voa, se comparado a outras do Brasil”, disse. Ele ressaltou ainda que o curso de formação OAT é muito técnico, uma vez que eles serão os olhos e os ouvidos dos pilotos.

PRESENÇAS – Prestigiaram a solenidade o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, coronel Adilson Luiz Lucas Prusse; o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o subcomandante-geral do CBMPR, coronel Antônio Geraldo Hiller Lino; o comandante do 1º CRPM, coronel Hélio José Hornung, e demais autoridades.