Unidade da Uopeccan de Medianeira amplia atendimento especializado na região Oeste

A estrutura, que funcionará em integração com a Uopeccan de Cascavel, tem como principal objetivo oferecer atendimentos especializados na área de oncologia, com foco no diagnóstico e tratamento de câncer, bem como outras doenças onco-hematológicas (TMO) e hepáticas, com enfoque na triagem para transplantes de fígado.

Unidade da Uopeccan de Medianeira amplia atendimento especializado na região Oeste
Unidade da Uopeccan de Medianeira amplia atendimento especializado na região Oeste
Foto: Danilo avanci/SESA
Publicado em 20/07/2023 às 14:30

O Governo do Estado e o Complexo Hospitalar Uopeccan inauguraram nesta quinta-feira (20) a Unidade Avançada para Tratamento de Câncer em Medianeira, na região Oeste. A estrutura, que funcionará em integração com a Unidade Hospitalar da Uopeccan de Cascavel, tem como principal objetivo oferecer atendimentos especializados na área de oncologia, com foco no diagnóstico e tratamento de câncer, bem como outras doenças onco-hematológicas (TMO) e hepáticas, com enfoque na triagem para transplantes de fígado.

Um dos principais benefícios dessa nova unidade é a descentralização do atendimento, com a transferência de serviços que antes eram oferecidos apenas em Cascavel para Medianeira e demais municípios da região. Essa estratégia visa facilitar o acesso dos pacientes ao tratamento, reduzindo o tempo e os riscos relacionados ao translado para cidades distantes, além de proporcionar maior conforto durante o processo de tratamento.

“A Uopeccan é uma referência pela qualidade e essa nova unidade irá fortalecer ainda mais o atendimento oncológico. O governo estadual tem se esforçado para regionalizar o acesso à saúde, criando estruturas em diversos municípios que pudessem auxiliar essa demanda. Hoje, são quase 800 obras em andamento por todo o Estado que irão fortalecer a saúde do povo paranaense. Não tenho dúvidas de que essa gestão deixará um legado histórico”, avaliou o governador em exercício Darci Piana.

O investimento na obra foi privado e contou com doações das cooperativas da região. Contando com 550 metros quadrados de estrutura física, os pacientes terão acesso a serviços como consultas de triagem, biópsias, sessões de quimioterapia ambulatorial e uma ampla gama de exames, incluindo mamografia, análises clínicas e de imagem, estes últimos viabilizados através de parcerias locais.

Essa variedade de atendimentos proporciona um acompanhamento completo e de qualidade para os pacientes da região. A unidade terá uma equipe multiprofissional composta por médicos, equipe de enfermagem e farmacêuticos especializados em oncologia, bem como outros profissionais necessários para garantir a manutenção dos serviços oferecidos.

“A oncologia demanda não somente recurso, mas sensibilidade. Esta unidade irá garantir maior conforto para os pacientes da região, com atendimento humanizado. O Governo do Paraná não tem medido esforços para melhorar a vida dos paranaenses. A saúde é feita todos os dias, a todo o momento, e deve chegar a todos os paranaenses”, acrescentou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Para o funcionamento pleno da Unidade Avançada, o Estado aportará recursos de custeio de aproximadamente R$ 400 mil ao mês para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para garantir o acesso à população, o fluxo de atendimento será realizado por meio de encaminhamento via GSUS (Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS) da Sesa. Dessa forma, a unidade contribuirá para ampliar a oferta de serviços especializados de forma mais acessível aos pacientes do SUS na região.

“Temos uma grande gratidão ao Governo do Estado, que sempre se mostrou acolhedor com Medianeira. O trabalho em conjunto permite levar mais serviços aos cidadãos, e essa nova unidade irá reforçar ainda mais a qualidade de vida do cidadão medianeirense”, destacou o prefeito da cidade, Antônio França Benjamim.


PRESENÇAS – Também participaram do evento o presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan; os deputados federais Toninho Wandscheer e Luciano Alves; os deputados estaduais Hussein Bakri (líder do Governo) e Batatinha; o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues; o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Joselito Muniz dos Santos; além de prefeitos da região Oeste e lideranças locais.