BPRone

Unidade especializada da Polícia Militar, BPRone completa 31 anos e recebe 38 novas viaturas

Foi o primeiro aniversário do grupo após a elevação de unidade para batalhão da PMPR. Veículos adquiridos pelo Governo do Estado por R$ 12 milhões são equipados com proteção balística e vão permitir a ampliação do policiamento ostensivo e patrulhamento tático.

Unidade especializada da Polícia Militar, BPRone completa 31 anos e recebe 38 novas viaturas
Governador Carlos Massa Ratinho Jr em reunião com grupo de escoteiros do Brasil-Paraná.
Fotos: Ari Dias/AEN
Publicado em 13/07/2023 às 15:30

Os profissionais da Polícia Militar do Paraná que integram o Batalhão de Polícia Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone) comemoraram nesta quinta-feira (13) o aniversário de 31 anos de criação do grupo. Foi, também, o primeiro aniversário da transformação da unidade em batalhão. Durante as comemorações na sede do grupo, em Curitiba, com a participação do vice-governador Darci Piana, foram entregues 38 novas viaturas adquiridas pelo Estado para reforço do policiamento ostensivo e patrulhamento tático.

Os veículos repassados ao BPRone são do modelo GM Trailblazer, adquiridos pelo Estado por aproximadamente R$ 12 milhões. Eles são equipados com proteção balística, uma blindagem que garante mais segurança aos agentes da segurança pública em situações de confronto contra criminosos e na proteção da comunidade.

Darci Piana afirmou que a aquisição das viaturas é um reconhecimento do Governo do Estado da importância do BPRone para a segurança pública e uma forma de reforçar ainda mais a sua atuação no Paraná. “Os novos veículos vão melhorar o trabalho extraordinário que já é feito pelo BPRone, que tem 31 anos de bons serviços prestados à população paranaense, sendo uma referência nacional para as forças de segurança”, afirmou.

Ex-membro da Rone, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, disse que a população paranaense é a principal beneficiada com os investimentos feitos no batalhão. “A Rone é um batalhão forte, que atua contra o crime organizado e presta apoio às outras unidades operacionais nos crimes violentos. A criação do BPRone e a aquisição destas viaturas, que são as mais adequadas para esse tipo de policiamento, fazem com que os serviços prestados aos cidadãos sejam ainda melhores”, declarou.

BATALHÃO  Elevado ao patamar de batalhão em 1º de agosto de 2022 por meio de um decreto estadual assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Rone passou a ser subordinada ao Comando de Missões Especiais da Polícia Militar do Paraná. Além do policiamento ostensivo, o grupo atua na preservação da ordem pública e no patrulhamento tático motorizado, com realização de operações de Polícia de Choque em todo o Estado.

O novo batalhão é especializado em repressão e para atuar em casos específicos, diferente dos chamados batalhões de área, que atuam na segurança de bairros e regiões.

Para o atual comandante do BPRone, major João Roberto Alves, a transformação da Rone em batalhão permitiu que o grupo intensificasse a realização de cursos de capacitação e especialização, além de melhorar o contato com as demais unidades da Polícia Militar do Paraná. Ele reforça que a maior beneficiada com a melhoria das condições de trabalho dos policiais são os cidadãos paranaenses.

“Quem mais ganha com isso é a população, porque com mais viaturas conseguiremos colocar mais equipes nas ruas, aumentando o patrulhamento ostensivo e os pontos de operações, o que se reflete na redução dos índices de criminalidade”, disse Alves.

HOMENAGENS – A partir de agora, o grupo passará a ser denominado como Coronel Moletta, uma homenagem feita ao policial militar falecido Ademar Benevenuto Moletta. Em sua carreira, ele atuou como comandante de pelotão e posteriormente como comandante da unidade especializada da então Companhia de Polícia de Choque, a qual a Rone era subordinada à época.

Durante a solenidade, também foram entregues medalhas simbólicas do BPRone a autoridades militares e civis que auxiliaram e colaboraram com o fortalecimento do batalhão. Em seu discurso, o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, enalteceu a alta qualificação dos policiais que integram o grupo. “O BProne é uma das principais unidades da Polícia Militar, com integrantes altamente treinados, e cujas atividades se tornaram referência para muitas outras unidades da segurança pública do Paraná e de outros estados”, afirmou.

PRESENÇAS – Além de autoridades militares e membros da BPRone e seus familiares, o evento contou com a participação do chefe da Casa Militar, coronel Sérgio Vieira Benício; do presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz; o deputado federal Sargento Fahur; o deputado estadual Ney Leprevost; e o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes.

Tópicos