Vestibular

Vestibular: UEPG anuncia isenção para inscrições em licenciatura e mudanças no bacharelado

Isenção dos cursos de bacharelado ocorrerá a partir de critérios técnicos para garantir a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica a possibilidade de concorrer ao Vestibular. O edital completo está disponível no site da pró-reitoria de Assuntos Estudantis

Vestibular: UEPG anuncia isenção para inscrições em licenciatura e mudanças no bacharelado
UEPG anuncia isenção total para cursos de licenciatura.
Foto: Aline Jasper/UEPG
Publicado em 07/07/2023 às 9:00

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) agora conta com duas modalidades de isenção para o Vestibular e Processo Seletivo Seriado (PSS). Todos os cursos de licenciatura terão isenção de taxa de inscrição, sem necessidade de solicitação prévia. Para os cursos de bacharelado, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) publicou, na tarde desta quinta-feira (06), o edital que explica a isenção. As solicitações para o bacharelado devem ser feitas, via formulário, da partir de segunda-feira (10 de julho) e até 01 de agosto.

A iniciativa já tem nome: Projeto Vaga Ociosa Zero (Voz), da pró-reitoria de Graduação (Prograd). Ele busca preencher todas as vagas dos cursos da UEPG.

“A primeira destas ações foi a solicitação e aprovação pelos Conselhos da UEPG para que os alunos interessados em realizar o Vestibular nos cursos de licenciatura tenham isenção total da taxa da sua primeira inscrição”, ressalta o pró-reitor Miguel Archanjo de Freitas Júnior. O candidato perderá o direito à isenção se fizer uma segunda inscrição no mesmo Vestibular, não comparecer às provas sem devida justificativa, não efetivar a matrícula após aprovação, ou evadir do curso escolhido antes da primeira série.

BACHARELADOS – A isenção dos cursos de bacharelado ocorrerá a partir de critérios técnicos, que estão em aperfeiçoamento desde 2018, para garantir a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica a possibilidade de concorrer ao Vestibular. A pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Ione Jovino, destaca que a medida é uma das ações institucionais importantes na perspectiva da justiça social. “A UEPG tem buscado prover ações que mostrem para a comunidade o quanto queremos as vagas ocupadas”, explica.

O bacharelado prepara o profissional para atuar nos segmentos do mercado dentro da sua área. Esta modalidade compreende os candidatos dos cursos de administração, comércio exterior, agronomia, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, educação física, enfermagem, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de materiais, engenharia de software, farmácia, física, geografia, história, jornalismo, matemática aplicada, medicina, odontologia, química tecnológica, serviço social, turismo e zootecnia.

Estão aptos para a solicitação candidatos que não tenham curso superior concluído, em andamento, em abandono ou trancado, e que comprovem vulnerabilidade socioeconômica, por meio do preenchimento do formulário. O resultado final será divulgado no site da Prae, a partir de 30 de agosto. Os candidatos que tiverem a solicitação de isenção deferida deverão, obrigatoriamente, realizar a inscrição para o Vestibular da UEPG, na página da CPS. O edital completo está no site da Prae.

LICENCIATURAS – Na licenciatura, a isenção total foi deliberada por resolução do Conselho de Administração nº 2023.122, aprovada em 29 de maio. A decisão é válida independentemente da política de cotas e foi criada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Para participar, basta se inscrever no Vestibular, quando as inscrições estiverem abertas – a isenção será aplicada automaticamente.

A Licenciatura é uma modalidade de curso que prepara os alunos para a docência em determinada área do conhecimento. Após formados, os profissionais poderão atuar em sala de aula no Ensino Básico. A isenção nesta modalidade é aplicada aos candidatos dos cursos de licenciatura nas áreas de artes visuais, ciências biológicas, educação física, física, geografia, história, letras, matemática, música, pedagogia e química.

O pró-reitor de Graduação explica que a resolução busca criar oportunidades para que futuros professores se sintam valorizados desde a entrada no curso, em uma instituição mais democrática e igualitária. “Nossa expectativa é que consigamos chegar em todos os lares, desde as pessoas estabelecidas com o sonho da docência, até aquelas famílias mais humildes, em que pagar a taxa de Vestibular ainda era um empecilho para que eles pudessem entrar na universidade”, afirma.

DATAS IMPORTANTES – O Vestibular 2023 da UEPG está com provas marcadas para 26 de novembro (manhã e tarde), em quatro cidades: Ponta Grossa, Curitiba, Maringá e Cascavel. O período de inscrições  será de 01 de setembro a 05 de outubro. Informações sobre conteúdo programático, obras literárias e gêneros de redação estão em cps.uepg.br/vestibular.